Araraquara Agora Publicidade 728x90
12/03/2024 às 15h26min - Atualizada em 12/03/2024 às 15h26min

Mulheres no limite: a busca pelo equilíbrio entre carreira e vida pessoal

Como a autogestão e o apoio familiar podem trazer harmonia ao caos cotidiano

Karina Marcuci, psicóloga especialista em neurociências e comportamento humano - Divulgação

Em um mundo que evolui rapidamente, o equilíbrio entre as responsabilidades profissionais e a vida pessoal tornou-se um dos maiores desafios enfrentados pelas mulheres. A sobrecarga de demandas, agravada por expectativas familiares e laborais, tem levado muitas ao esgotamento, afetando sua saúde e bem-estar. A psicóloga especialista em neurociências e comportamento humano, Karina Marcuci, enfatiza a importância do autoconhecimento e da gestão emocional frente a esses desafios. "Manter a calma e estar atenta aos próprios sentimentos são habilidades cruciais", destaca.

 

A solução parece residir no estabelecimento de limites claros e na capacidade de dizer "não" quando necessário. "Reservar momentos para si e para os entes queridos é essencial, sem permitir que as obrigações profissionais dominem completamente", aconselha Marcuci. A comunicação efetiva com o parceiro também é vital. É fundamental compartilhar sentimentos de sobrecarga e buscar uma divisão justa das tarefas domésticas, promovendo um ambiente de afeição, respeito mútuo e companheirismo.

 

Além disso, o autocuidado se apresenta como uma ferramenta poderosa para mitigar o estresse e recarregar as energias. Práticas como meditação, exercícios físicos e hobbies são fortemente recomendadas. A negligência desses aspectos pode levar a problemas sérios de saúde, incluindo hipertensão e distúrbios emocionais.

 

"A busca pelo equilíbrio é essencial para o sucesso e bem-estar", sentencia Marcuci. Este panorama ressalta não apenas a necessidade de mudanças individuais, mas também a importância do apoio e compreensão dentro do núcleo familiar. Afinal, a harmonia entre a vida pessoal e profissional não é apenas um desejo, mas uma necessidade urgente para a saúde e a felicidade das mulheres modernas.

 

Autocuidado

Reservar tempo para atividades que fazem sentir-se bem, seja meditar, praticar exercícios, um hobby ou simplesmente relaxar. O autocuidado é fundamental para recarregar as energias e reduzir o estresse.

 

A sobrecarga constante pode aumentar o risco de problemas de saúde como hipertensão, problemas cardiovasculares, distúrbios emocionais, por exemplo. "O equilíbrio entre a vida pessoal e profissional é essencial para o bem-estar e o sucesso de qualquer mulher. Encontrar essa harmonia requer autoconhecimento, estabelecer limites e autocuidado. Isso tudo nos garante uma vida mais saudável, equilibrada e produtiva", ressalta a psicóloga.

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90