Araraquara Agora Publicidade 728x90
03/04/2024 às 11h21min - Atualizada em 04/04/2024 às 06h21min

Atividade Física: Especialista alerta para cuidados com a saúde e a importância de manter-se ativo

‘Melhora o condicionamento muscular e cardiorrespiratório, reduz o risco de hipertensão, AVC, diabetes e depressão’

Foto Ilustrativa/ José Cruz/ Arquivo Agência Brasil
  • Quer ficar por dentro das últimas novidades em tempo real? Participe da nossa Comunidade do WhatsApp.
  • Siga nossas redes sociais Facebook Instagram.



Leia Ainda:
Abril Azul: Especialista explica importância de abordar sintomas e tratamentos do espectro autista.
Saiba quais são as 22 unidades de saúde que atenderão até às 20h em Araraquara.




O dia 6 de abril é definido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como o dia da atividade física, como sendo qualquer movimento corporal produzido pelos músculos esqueléticos que requeiram gasto de energia – incluindo atividades físicas praticadas durante o trabalho, jogos, execução de tarefas domésticas, viagens e em atividades de lazer.


O termo “atividade física” não deve ser confundido com “exercício”, que é uma subcategoria da atividade física e é planejada, estruturada, repetitiva e tem como objetivo melhorar ou manter um ou mais componentes do condicionamento físico. A atividade física moderada e intensa traz benefícios para a saúde.


Em todo o mundo, um em cada cinco adultos e quatro em cada cinco adolescentes (com idade entre 11 e 17 anos) não praticam atividade física suficiente. A atividade física regular é fundamental para prevenir e tratar doenças crônicas, como as cardíacas, acidentes vasculares cerebrais, diabetes e câncer de mama e de colo do útero. Essas enfermidades são responsáveis por 71% de todas as mortes no mundo, incluindo as mortes de 15 milhões de pessoas por ano com idade entre 30 e 70 anos.


Segundo a personal trainer, Paula Freitas praticar atividade física melhora o condicionamento muscular e cardiorrespiratório, aumenta a saúde óssea e funcional, reduz o risco de hipertensão, doença cardíaca coronária, AVC, diabetes, câncer de cólon e de mama e depressão.

 

Além disso, estar ativo reduz o risco de quedas, bem como de fraturas de quadril ou vertebrais e são fundamentais para o balanço energético e controle de peso”, explica.
 


Segundo Paula cerca de 60% das pessoas são inativas fisicamente, ou seja, não praticam nenhuma atividade física. Entre os idosos com 65 anos ou mais, quase 4% pratica alguma atividade de fortalecimento muscular. Cerca de um quarto (26%) dos adultos é fisicamente ativo e o restante (14%) é insuficientemente ativo.


Além de não praticar as atividades recomendadas no tempo livre, um terço da população tem uma rotina sedentária, passa seis horas ou mais por dia sentada usando celulares, tablets, computadores ou na frente da televisão.

 

Ficar muito tempo parado traz muitos prejuízos para a saúde. Guarde um tempo para cuidar de você e da sua saúde, isso tudo irá trazer uma velhice saudável, ganho de massa magra, perda de gordura e mais saúde”, finaliza.
 





Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90