Araraquara Agora Publicidade 728x90
05/04/2024 às 08h30min - Atualizada em 05/04/2024 às 08h30min

Dia Mundial da Saúde: entenda como o estilo de vida influencia no funcionamento do coração

Cardiologista alerta para a importância das atividades físicas e de uma alimentação adequada

Foto Ilustrativa/ Do Portal do Governo SP
  • Quer ficar por dentro das últimas novidades em tempo real? Participe da nossa Comunidade do WhatsApp.
  • Siga nossas redes sociais Facebook e Instagram.

 

Leia Ainda:
Abril Azul: Especialista explica importância de abordar sintomas e tratamentos do espectro autista.
Gripe, resfriado, pneumonia, Covid-19, virose? Saiba identificar as doenças no outono.




Celebrado anualmente em 7 de abril, o Dia Mundial da Saúde tem como objetivo alertar sobre como as escolhas de estilo de vida influenciam diretamente o corpo humano. Pensando nisso, o cardiologista Dr. Yuri Brasil explica de que forma uma rotina de hábitos saudáveis, com a prática regular de atividades físicas e alimentação adequada, desempenha um papel fundamental no funcionamento do coração.

 

“O coração é responsável por bombear sangue para todo corpo, fornecendo oxigênio e os nutrientes essenciais para o funcionamento adequado dos outros órgãos. Portanto, um estilo de vida saudável pode ajudar a manter o coração em boas condições, reduzindo o risco de doenças como hipertensão arterial, colesterol alto, diabetes e doenças cardíacas”, explica Dr. Yuri.
 


Ainda segundo o especialista, a prática regular de atividades físicas é uma das maneiras mais eficazes de promover a saúde, especialmente os exercícios aeróbicos, como caminhada, corrida, natação e ciclismo. “Além disso, as atividades também podem contribuir consideravelmente para o controle do peso corporal e a redução do estresse, fatores que estão relacionados à saúde do coração”.


Já uma dieta de alimentação equilibrada fornece os nutrientes necessários para manter o órgão saudável. “O ideal é consumir bastante frutas vermelhas, verduras, legumes, grãos integrais, peixes e fontes saudáveis de gordura, como abacate e azeite de oliva. Evitar o consumo excessivo de sal, açúcar e produtos saturados e processados também é importante para reduzir o risco de doenças cardíacas”, diz Dr. Yuri.


Diante desse cenário, Dr. Yuri destaca que o Dia Mundial da Saúde fornece a oportunidade de promover bons hábitos em várias frentes, lembrando a população sobre a necessidade diária de cuidar bem do coração. “Adotar um estilo de vida saudável pode contribuir em questões de mobilidade, prevenir problemas no futuro e ainda aumentar a perspectiva de longevidade”.


 

 
 
  • Formado pela faculdade de Medicina de Fernandópolis (UNICASTELO), Yuri Brasil tem especialização em Cardiologia Clínica pelo Instituto de Moléstias Cardiovasculares de São José do Rio Preto e especialização em Cardiologia Intervencionista e Hemodinâmica pela Santa Casa de São José do Rio Preto.
  • Atualmente é médico assistente do Departamento de Cardiologia Clínica e Intervencionista da Santa Casa de Araraquara, onde também tem seu consultório. Também é membro com título de Especialista em Cardiologia da Sociedade Brasileira de Cardiologia e Associação Médica Brasileira.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90