Araraquara Agora Publicidade 728x90
09/04/2024 às 09h05min - Atualizada em 09/04/2024 às 09h05min

Outono demanda cuidados redobrados contra doenças respiratórias; veja os riscos

Saiba como lidar com as mudanças de temperatura

Foto Ilustrativa/Fernando Frazão por Agência Brasil
  • Quer ficar por dentro das últimas novidades em tempo real? Participe da nossa Comunidade do WhatsApp.
  • Siga nossas redes sociais Facebook e Instagram.

 

Leia Ainda:
Mês de combate a cegueira: Especialista explica a importância de cuidar da saúde da visão.




Com o início do outono no final de março, é comum que ocorram mudanças bruscas de temperatura, o que costuma desencadear uma série de problemas respiratórios, desde condições leves, como resfriados e rinites, até problemas mais graves, como pneumonia e crises de asma. Quadros que, segundo o pneumologista Dr. Flávio Arbex, muitas vezes podem exigir atenção especial.

 

“As mudanças de temperatura e o aumento da umidade durante o outono podem desencadear crises de rinite, alergias e sinusites, especialmente em pessoas predispostas. Dessa forma, é essencial manter os ambientes sempre bem ventilados, com o ar-condicionado devidamente limpo e, se possível, utilizando filtros de ar. Evitar acúmulo de poeira e ácaros também é importante”, diz o Dr. Flávio.
 


Ainda segundo o especialista, a queda de temperatura, que favorece aglomerações e ambientes fechados também pode aumentar o risco de infeções por aumento da circulação viral como resfriados e gripes, que podem evoluir para infecções bacterianas secundárias como pneumonias, especialmente em crianças e idosos.

 

Para essas parcelas da população, manter-se aquecido, evitar mudanças bruscas de temperatura e fazer uma higiene adequada das vias respiratórias, além de manter a vacinação!!!!!! Em dia são medidas que ajudam a prevenir os problemas”.
 



Importância da vacinação

 


Com a chegada do outono, e logo em seguida do inverno, o especialista também alerta ser importante que as pessoas atualizem suas carteiras de vacinação, especialmente contra a gripe, covid-19 E PNEUMONIA, doenças que tendem a se espalhar com mais facilidade durante essas estações.

 

“Pacientes com doenças crônicas de qualquer etiologia, principalmente respiratórias, cardiovasculares e imunossuprimidos, devem ainda redobrar os cuidados, uma vez que as mudanças climáticas aumentam os riscos de descompensação destas. Lembrando também de minimizar a exposição a fatores desencadeantes, como poluição, poeira e ácaros, e do acompanhamento médico regular para sempre manter a condição sob controle”, diz o dr. Flávio.

 

Dessa forma, Arbex reforça ser imprescindível que todos estejam atentos aos sinais de resfriados e outras infeções respiratórias, como tosse, congestão nasal, febre, chiado no peito, falta de ar e dor de garganta. “Na persistência de qualquer um desses sintomas, a recomendação é procurar atendimento médico para receber o tratamento adequado, que pode incluir repouso, hidratação e, quando necessário, o uso de medicamentos para aliviar os sintomas”.
 


 

 

  • Especialista em pneumologia, Flávio Ferlin Arbex é médico e doutor pela Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina (UNIFESP/EPM), instituição na qual também realizou residência em clínica médica e pneumologia.
  • Atualmente, é professor de Pneumologia da UNIARA e Coordenador da Enfermaria Covid da Santa Casa de Araraquara, além de membro das Sociedades Paulista e Brasileira de Pneumologia (SPPT e SBPT) e das Sociedades Americana e Europeia de Pneumologia (ATS e ERS).

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90