Araraquara Agora Publicidade 728x90
10/04/2024 às 10h15min - Atualizada em 10/04/2024 às 10h15min

Instituto Global e Deputado Federal Flávio Nogueira fazem pré-lançamento da Frente Parlamentar ESG na Prática

Evento em Brasília contou com a participação de inúmeras autoridades e teve mensagem especial da diretora da Fundação Kofi Annan

Direto da Redação
Divulgação
  • Quer ficar por dentro das últimas novidades em tempo real? Participe da nossa Comunidade do WhatsApp.
  • Siga nossas redes sociais Facebook Instagram.


 

O Deputado Federal Flávio Nogueira (PT/PI), com o apoio do Instituto Global ESG e a articulação da Câmara Internacional da Indústria de Transportes (CIT) fizeram na última segunda-feira (08) o pré-lançamento da Frente Parlamentar ESG na Prática do Congresso Nacional, na sede do Instituto Global em Brasília.

 

"O ESG ainda precisa convercer a maioria! Existem aqueles que querem desacelerar a transição energética, querendo o afastamento dos combustíveis fósseis e usar o ESG como greenwhasing ou mesmo atacá-lo como intrferência de estado em negócios privados, além do crescimento das desigualdades econômicas que marcaram a última década e que corre risco de recriar uma grande desconfiança no setor privado. Esse é o motivo do porque a ideia de trabalhar com o ESG na Pratica é tão importante. As grandes ideias trazidas há 20 anos atrás devem ser implementadas. Não somente na teoria mas também ações concretas. Conforme a crise tripla das alterações climáticas a perda da biodiversidade e degradação do meio ambiente aceleram precisamos manter todos os intervenientes sociais e economicos responsaveis por suas ações", comenta a a diretora-executiva da Kofi Annan Foudation.
 

 

A data do dia 08 de abril foi escolhida como uma homenagem a Kofi Annan - o que seria seu aniversário de 81 anos - para o anúncio oficial. Annan foi um ex-secretário geral das Nações Unidas, presidente e co-fundador do Kofi Annan Foudation. Seu trabalho é reconhecido  por estabelecer há duas décadas o Pacto Global da ONU.

 

Ele usou suas habilidades para tentar quebrar barreiras que imedem os setores privados de faezr o indispensável trabalho de alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis. Ele também quebrou alguns tabus quando observou as instituições multilaterais e nacionais, estabelecendo parcerias com stores privados para resolver problemas de saúde pública, empregos, infraestrutura, entre outras áreas, ao memso tempo que os exortavam a cumprir com padrões internacioanais de direitos humanos, trabalhistas e proteção ambiental.


Outros pontos altos do evento foam o anúncio da criação de uma medalha em homenagem ao nome e legado do Sr. Kofi Annan, em parceria com o Conselho Internacional da Academia Brasileira de Honrarias ao Mérito, a assinatura do Protocolo de Intenções entre o Instituto Global e a CIT, e a nomeação do auditório e do salão multiuso do escritório do Instituto Global ESG como o Auditório e Salão Multiuso Kofi Annan.


A instalação do colegiado tem o apoio do Instituto Global ESG; da Fundação Kofi Annan; e da Câmara Internacional da Indústria de Transportes. “Nossa missão, no âmbito parlamentar, é defender dispositivos legais e normativos compulsórios, que possibilitem orientações institucionais; fiscalizações ordenadas; as análises públicas em sintonia com a sustentabilidade e os avanços sociais. Nossa missão é defender dispositivos legais e normativos que facilitem a implantação do conceito ESG, envolvendo a responsabilidade com o modo de produção; os direitos humanos; e o meio em que vivemos.”, explica o deputado Federal Flávio Nogueira


Além do pré-lançamento da Frente Parlamentar ESG na prática, o evento celebrou o 20º aniversário do conceito de ESG com o lançamento da campanha interinstitucional #ESG20Anos. Também foi apresentada uma proposta à Organização das Nações Unidas para o estabelecimento do Dia Internacional do ESG, a ser comemorado anualmente em 8 de abril. Outros pontos altos do evento foram o anúncio da criação de uma medalha em homenagem ao nome e legado do Sr. Kofi Annan, em parceria com o Conselho Internacional da Academia Brasileira de Honrarias ao Mérito, a assinatura do Protocolo de Intenções entre o Instituto Global e a CIT, e a nomeação do auditório e do salão multiuso do escritório do Instituto Global ESG como o Auditório e Salão Multiuso Kofi Annan.

 

Sóstenes Marchezine, vice-presidente do Instituto Global foi além "É algo que buscamos há muito tempo, a criação de um amplo espaço de debate e discussões pelo bem de todos. A discussão sobre a sustentabilidade não é um pensamento para o futuro, as consequências estamos sentindo agora então é necessário falarmos disso, termos mais espaço para o debate e para a construção de políticas públicas para o bem de todos".

 

Os princípios ESG envolvem a responsabilidade com o modo de produção; com os direitos humanos; e com o meio em que vivemos. Esse modelo começou a ser difundido, mundialmente, por Kofi Annan (1938 – 2018), ex-secretário-geral da Organização das Nações Unidas e vencedor do Prêmio Nobel da Paz (2001). Há 20 anos, à frente da ONU, Annan já cobrava, de todos os países, a adoção de políticas para integrar fatores sociais, ambientais e de governança.

 


Sobre o Instituto Global ESG



O Instituto Global surge para revolucionar o mercado de responsabilidade socioambiental no Brasil. Criamos o mais arrojado ecossistema dedicado exclusivamente a criar e implementar soluções ESG (Ambiental, Social e Governança).

 

A informação, a inovação e a pesquisa são pilares que fundamentam nosso trabalho. Desenvolvemos estratégias customizadas para profissionais, organizações e mercados aderirem às melhores práticas e conceitos de ESG, sugerindo e fundamentando direções e posicionamento. Acesse.
 


Sobre a Câmara Internacional da Indústria de Transportes (CIT)



A Câmara Internacional da Indústria de Transportes (CIT), fundada em 25 de maio de 2002, por iniciativa da Confederação Nacional do Transporte (CNT), é uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos, com estrutura e abrangência internacional, e tem como objetivo primordial defender e zelar pelos interesses dos transportadores e de suas entidades representativas, atuar institucionalmente perante órgãos privados ou públicos, promover estudos para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da técnica do transporte de cargas e passageiros, além de pesquisas sobre problemas econômicos, de mercado e jurídico do transporte.


Ainda, promover reuniões, seminários, cursos e palestras a respeito do transporte, energia, telemática, inovação e tecnologias relacionadas com as indústria e os diferentes modais, bem como educação, treinamento e pesquisa de assuntos de interesse nos países membros. 
Acesse.



Sobre o Deputado Federal Flávio Nogueira (PT/PI)



Médico pneumologista e cirurgião torácico. É autor do livro “Prosa Eletrônica – Apontamentos do Cotidiano” e de vários trabalhos acadêmicos no campo da medicina. Deputado Federal pelo Piauí, eleito o 4º candidato mais votado, com 111.672 votos.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90