Araraquara Agora Publicidade 728x90
25/04/2024 às 06h56min - Atualizada em 25/04/2024 às 06h56min

Importante: Araraquara lança o programa ‘Consultório na Rua’; entenda

Iniciativa integra uma equipe multiprofissional atendendo moradores em situação de rua

Foto Ilustrativa/ Prefeitura de Curitiba/Foto: Cesar Brustolin/SMCS

Leia Ainda:
Confira como se inscrever para o Concurso Público do Daae; salário de até R$ 5,9 mil.



Nesta sexta-feira (26) será realizada em Araraquara, o lançamento do programa "Consultório na Rua", estratégia instituída pela Política Nacional de Atenção Básica que visa ampliar o acesso da população em situação de rua aos serviços de saúde.

 

A solenidade está prevista para ocorre a partir das 9h, na Praça do Carmo, localizada na Avenida Sete de Setembro. Segundo a administração municipal, o programa oferta “atenção integral à saúde para esse grupo populacional, que se encontra em condições de vulnerabilidade e com os vínculos familiares interrompidos ou fragilizados”.

 

O programa "Consultório na Rua" é uma iniciativa do Sistema Único de Saúde (SUS) vinculada à Secretaria Municipal de Saúde, e envolve equipes multiprofissionais que realizam suas atividades de forma itinerante e, quando necessário, desenvolvem ações em parceria com as equipes das Unidades Básicas de Saúde do território.

 

 

 

Entenda

 

 

Equipes de saúde farão procedimentos básicos como verificação de pressão, aplicação de vacinas, verificação de glicose, pequenos curativos, oferta de medicamentos, vigilância para doenças como tuberculose e hanseníase, testes rápidos contra Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), coleta de exames, testagem de Covid-19, além de aconselhamento sobre cuidados com a saúde, distribuição de preservativo e encaminhamento para outros serviços mais complexos, como intervenção para internação voluntária, involuntária e compulsória, encaminhamento para o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), entre outros.

 

Ainda de acordo com a Prefeitura, o programa também tem o propósito de oferecer abrigo, orientação e garantir nutrição e higiene, além de isolar aqueles que estejam com suspeita da Covid-19. "Queremos inserir essa população na Rede de uma forma qualificada, produzindo uma relação de vínculo que facilite o cuidado e possibilite ações efetivas para a promoção de saúde”, explica a enfermeira Ana Lúcia Pereira, responsável pelo projeto em Araraquara.

 

Conseguir fazer com que cuidem deles próprios, do corpo, da mente e da saúde em geral, é o primeiro passo para que consigam sair dessa situação. Por isso, queremos proporcionar essa atenção integral à saúde deles", completa.
 

 

Além de Ana Lúcia, a equipe é composta pela médica Gisselle Gonzales Maza de Oliveira, a técnica de enfermagem Lucimara Martines Carrenho Trindade e os agentes comunitários de saúde Paulo Henrique Cassatti e Izabel Cristina do Nascimento.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90