Araraquara Agora Publicidade 728x90
10/05/2024 às 08h57min - Atualizada em 10/05/2024 às 08h57min

Depressão, estresse e ansiedade atingem a maioria dos empreendedores

Especialista destaca como a gestão emocional pode ser uma aliada contra as doenças

Foto Ilustrativa/Freepik

No turbulento cenário do empreendedorismo, marcado pelas incessantes buscas por sucesso e inovação, as condições que afetam a saúde mental têm se tornado uma crescente preocupação. Segundo um estudo realizado pela Endeavor Brasil, em colaboração com a BID Lab, 94,1% dos fundadores de startups relatam ter vivido algum problema.


 

 

Leia ainda:
Mais pontos: campanha em prol das vítimas dos temporais do RS segue em Araraquara.




A ansiedade foi a doença que mais apareceu na pesquisa, afetando 85,6% dos entrevistados, seguida pelo burnout (37%), depressão (21%) e ataques de pânico (22%). Diante desse cenário, a neuropsicóloga e consultora empresarial Dra. Fátima Corrêa enfatiza a importância da gestão emocional como ferramenta para lidar com esses desafios.

 

“A pressão constante, a incerteza e a carga de responsabilidade podem impactar profundamente o bem-estar emocional dos empreendedores, portanto, é fundamental que eles aprendam a reconhecer e a lidar de forma saudável com suas emoções, para evitar o desenvolvimento de condições que afetam a saúde mental”, diz Dra. Fátima.
 


Para a neuropsicóloga, é preciso desenvolver estratégias de enfrentamento saudáveis e sempre cultivar uma mentalidade positiva. “Autoconhecimento, autocompaixão, resiliência e equilíbrio emocional são fundamentais. Além disso, é essencial buscar apoio profissional quando necessário, seja por meio de psicoterapia, consultorias ou outras opções de suporte psicológico”.


A especialista destaca que ao reconhecer a importância da saúde mental, qualquer ecossistema ou indivíduo empreendedor será capaz de promover ambientes de trabalho mais saudáveis e acolhedores.

 

Dessa forma, com atenção e investimento em gestão emocional, será possível encontrar o equilíbrio necessário para alcançar o sucesso profissional e a felicidade pessoal. Em todos os casos, o mais importante é lembrar que o sucesso começa de dentro para fora”.
 


 

  • Dra. Fátima Corrêa, Neuropsicóloga e Consultora Empresarial, por sua abrangência de especialidades na área da saúde, educação e empresarial, contribui para a atuação na gestão emocional dos colaboradores nas organizações.
 
  • Sempre acredita no poder infinito da mente, portanto, está sempre em busca de aprimorar o seu conhecimento, inibir as impossibilidades de evolução e alimenta a crença de que tudo é possível e transformável.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90