Araraquara Agora Publicidade 728x90
16/05/2024 às 10h11min - Atualizada em 16/05/2024 às 10h11min

Testes, triagens e orientações: confira a programação da Feira de Saúde em Araraquara

Ação integra o curso de farmácia da Unesp Araraquara e acontece neste fim de semana no Parque Infantil

Direto da Redação
No ano passado, foram realizados cerca de 800 testes de triagem/ Foto: Prefeitura Araraquara/ Ação em 2023



LEIA TAMBÉM:
Prefeitura divulga novidades do mutirão de testes gratuitos de paternidade em Araraquara; data foi definida.
Conferente, jardineiro e serviços gerais estão na lista do PAT de Araraquara.



Neste sábado (18) e domingo (19), das 9h às 17h, o Parque Infantil, no Centro, sediará a Feira de Saúde da Atenção Farmacêutica Estudantil Permanente (AFEP), que integra o curso de farmácia da Unesp Araraquara.

 

Com orientações e interação com o público, o evento, que conta com o apoio da Prefeitura de Araraquara, abordará diversos assuntos como dengue, diabetes, hipertensão, saúde da mulher e doação de sangue. A entrada é gratuita, mas haverá no local um ponto de arrecadação de  alimentos não perecíveis para serem encaminhados a instituições da cidade.



"Por meio das feiras de saúde, conseguimos fazer com que a população da cidade de Araraquara e os estudantes da Unesp troquem conhecimentos e experiências, levando um pouco do que aprendemos na faculdade e informando a população” comenta Luma Teles Vitale, integrante da AFEP.

 

É um ambiente importante para conscientização sobre possíveis problemas de saúde, prevenção e rastreio", explica.
 





A feira abordará diversos assuntos como diabetes, hipertensão, dengue, covid-19, influenza, alimentação saudável e suplementos alimentares. Nos estandes que abordarão a alimentação saudável, as pessoas poderão entender mais sobre as vitaminas e minerais, receber orientações sobre hidratação e o uso de suplementos alimentares.

 

A ação também vai oferecer aferição de glicemia capilar e orientações sobre diabetes mellitus, assim como aferição de pressão arterial e orientações sobre hipertensão.

O evento terá diversos estandes, cada um voltado a um assunto. No estande sobre a dengue haverão atividades e orientações para promover a prevenção da doença, tirando dúvidas sobre os medicamentos podem ou não ser utilizados. Também haverá um estande dedicado a explicar sobre as diferenças entre Covid-19 e influenza, bem como a maneira de se prevenir de cada uma delas.


Além disso, a feira terá a participação da equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), que realizará testes rápidos de sífilis, HIV e Hepatites B e Candre.


 

O projeto

 

O projeto de extensão Atenção Farmacêutica Estudantil Permanente (AFEP) da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Araraquara (FCFAr) foi fundado no ano de 2001 com o lema "Cuidar, Orientar e Humanizar" e conta com a participação de cerca de 70 estudantes voluntários da instituição.


Através de eventos e atividades, o projeto coloca em prática o cuidado farmacêutico, levando à população o conhecimento científico da universidade de forma acessível, a fim de promover saúde e bem-estar individual e coletivo. 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90