Araraquara Agora Publicidade 728x90
17/05/2024 às 06h39min - Atualizada em 17/05/2024 às 06h39min

Cooperativa Morada Express lança aplicativo de moto entrega em Araraquara; saiba como funciona

Lançamento acontece hoje (17). Trabalhadores realizarão serviços de frete e de delivery

Foto Ilustrativa/Foto Marcello Casal Jr por Agência Brasil

Leia Ainda:
Terminam hoje (17), inscrições do Vestibulinho das Etecs.




O Distrito Araraquara, antigo Cear, cedia hoje (17), o lançamento do aplicativo Morada Express, iniciativa da Cooperativa de Trabalho dos Motoentregadores e Motofretistas da cidade. O encontro conta com a participação do prefeito Edinho Silva e do ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, que na mesma ação deve se reunir com trabalhadores.


A cooperativa foi contemplada, em março,
por meio de edital de chamamento público, com o valor de R$ 80 mil na categoria “Inovação Tecnológica, Tecnologia Social e Inovação em Gestão nas Cooperativas”, para implementação e custeio inicial das atividades do seu aplicativo próprio.

 

O Plano de Apoio ao Cooperativismo e de Fomento à Economia Solidária utiliza recursos do Fundo Municipal de Trabalho e de Economia Criativa e Solidária e integra o programa municipal "Coopera Araraquara".

 

"É a concretização de um sonho, pois o aplicativo possibilitará que essa categoria que têm sofrido tanto com a precarização de suas condições de trabalho, possa organizar o trabalho de seus cooperados de maneira justa e humanizada”, afirma Camila Capacle, coordenadora de Trabalho e Economia Criativa e Solidária.
 




Como funciona? 



A Morada Express realizará, por meio de seu aplicativo, serviços de frete e de delivery (coleta, transporte e entrega de bens, produtos, pacotes e documentos). O aplicativo operará no formato marketplace, onde os estabelecimentos comerciais poderão expor seus produtos para serem comprados pelos clientes, sendo a entrega feita pelos motoentregadores da cooperativa. O app tem apoio da Prefeitura com campanha de marketing, assessorias técnicas e de comunicação.


A implantação do aplicativo conta com duas fases. A primeira acontece nesta sexta, com o lançamento da plataforma, que dará início a uma busca ativa de estabelecimentos parceiros para o marketplace do app e adesão de novos cooperados. 
A fase 2 está marcada para o dia 10 de junho, com o início da operação do aplicativo para a população.



A sede da Morada Express está localizada no Terminal Rodoviário, em espaço cedido pela Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana. Com 13 cooperados ativos, a cooperativa proporciona o exercício da atividade profissional dos motoentregadores com dignidade, propondo uma alternativa ao modelo das grandes plataformas digitais.

Segundo a Prefeitura, a cooperativa foi formada tendo em vista que “a categoria dos motoentregadores encontra-se em uma situação bastante precária de exploração por parte”.

 

Principalmente das grandes plataformas de entrega, que se apropriam de quase tudo o que é pago pelos serviços e pouco repassam aos entregadores e produtores/restaurantes, além de não fornecer nenhum tipo de assistência para os entregadores, que precisam arcar com todas as despesas de manutenção e de possíveis acidentes decorrentes de seu trabalho”.
 


Um grupo de motoentregadores se mobilizou e viu no cooperativismo a possibilidade de trabalhar com seu ofício de forma a fornecer melhores condições de trabalho e remuneração a seus associados.

 

O grupo se formalizou em 2021 e, desde então, a Prefeitura Municipal tem buscado auxiliar a cooperativa para viabilizar seus objetivos, como uma sede própria para o conforto e dignidade de seus cooperados e um aplicativo de entregas administrado pelos próprios trabalhadores.



Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90