27/07/2024 às 14h34min - Atualizada em 27/07/2024 às 19h55min

Eleições: nova pesquisa mostra disputa entre Eliana Honain e Dr. Lapena; veja os números

Levantamento foi divulgado neste sábado (27), pelo instituto Paraná Pesquisas

Direto da Redação



Leia Ainda:
Aberto prazo para transferência temporária de local de votação; veja quem pode e o que fazer.
Empresa Paraty abre vagas de emprego em Araraquara; confira as oportunidades.





Um levantamento divulgado neste sábado (27) pelo instituto Paraná Pesquisas apontou disputa entre dois pré-candidatos nas eleições Municipais 2024 em Araraquara: Eliana Honain (PT) e Dr. Lapena (PL). A coleta de dados foi realizada através de entrevistas pessoais, entre os dias 21 e 25 de julho, com 710 eleitores. Contratada pelo Partido Liberal (PL), a pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o n.º SP-03157/2024.

 

 

Resultados

 

No Cenário Espontâneo, onde os candidatos não são citados na pesquisa, Eliana Honain lidera as intenções de voto com 7,3%. Em seguida aparece Dr. Lapena (PL) com 5,5% das intenções de voto. O atual prefeito Edinho Silva (PT) aparece com 2,5% na pesquisa. O candidato Pedro Tedde (Novo) aparece em quarto com 1,7%, Dr. Marcos pontua (PSD) 0,4% e Tiago Pires (PCO) 0,1%.

 

Esses resultados foram apresentados após a pergunta “Se as eleições para Prefeito de Araraquara fossem hoje, em quem o(a) Sr(a) votaria?”

 

A porcentagem de eleitores que não sabem em quem votar e que não responderam a pegunta foi de 75,4%. Não votaria em ninguém, branco ou nulo registrou um total de 6,3%. Veja detalhes:


Situação Estimulada – Cenário 1

 

No entanto, no cenário estimulado, ou seja, onde os candidatos são apresentados na pergunta, Dr. Lapena (PL) aparece em primeiro com 34,8%. A pré-candidata Eliana Honain (PT) em segundo com 33%. Pedro Tedde (Novo) apresentou 8,3%, Dr. Marcos Garrido (PSD) com 5,8% e Tiago Pires (PCO) com 3%.

 

Brancos/nulos/nenhum somam 8,2%. Não sabem ou não responderam somam 7%. A questão da amostra foi “Se as eleições para Prefeito de Araraquara fossem hoje e os candidatos fossem esses, em quem o(a) Sr(a) votaria?”. Veja todos os números da amostra:

 

Situação Estimulada – Cenário 2

 

Em outro cenário, ainda estimulado, mas sem a presença de Tiago Pires, a pergunta feita “Se as eleições para Prefeito de Araraquara fossem hoje e os candidatos AGORA fossem esses, em quem o(a) Sr(a) votaria?”, Dr. Lapena (PL) vai a 35,1% e Eliana Honain (PT) oscila para 33,4%.

 

Pedro Tedde (NOVO) aparece com 9,7% e Dr. Marcos Garrido (PSD) com 6,1%. Brancos/nulos/nenhum somam 8,6%. Não sabem ou não responderam somam 7,2%. Veja:

 

Quem vence?

 

 

Na percepção de quem vencerá as eleições para Prefeito de Araraquara esse ano, no cenário estimulado, onde os nomes dos candidatos são citados na pergunta, Eliana Honain (PT) ainda lidera as intenções de voto em Araraquara com 36,8%. Em segundo, aparece Dr. Lapena com 27,6%, e na sequência Pedro Tedde (Novo) com 6,1%. Os candidatos Dr. Marcos Garrido (PSD) e Tiago Pires (PCO) apresentaram 3,1% e 1,8%, respectivamente.

 

A pergunta foi “Independente de em quem o(a) Sr(a) irá votar, qual desses candidatos o(a) Sr(a) acredita que irá ganhar as eleições para Prefeito de Araraquara esse ano?”. Confira detalhes da amostra:

 

 



Segundo o instituto Paraná Pesquisas, a pesquisa tem o objetivo de consultar a população sobre a situação eleitoral para o Executivo Municipal em 2024 e também a avaliação das administrações Municipal, Estadual e Federal. A margem estimada de erro é de 3,8%. Veja os números na íntegra, ACESSE.

 

O Paraná Pesquisas ainda ressalta que a amostra é representativa da população da área pesquisada e foi selecionada em duas etapas. “Na primeira etapa realizou-se um sorteio probabilístico das localidades onde as entrevistas foram realizadas através do método PPT (Probabilidade Proporcional ao Tamanho), considerando a população residente nas localidades como base para essa seleção”.

 

 


Na segunda etapa, a seleção dentro da localidade, foi feita utilizando-se quotas amostrais proporcionais, em função das seguintes variáveis: gênero, faixa etária, escolaridade e renda domiciliar mensal”.

 

 

Vale lembrar que o instituto chegou mais perto do resultado oficial do primeiro turno das eleições de 2022. A pesquisa da véspera do instituto indicou Lula com 47,1% e Bolsonaro, 40%. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, o petista teve 48,43% e Bolsonaro, 43,20%.

 

Já no segundo turno, o último levantamento nacional realizado pelo Paraná Pesquisas indicava que Lula teria 50,4% dos votos válidos e a contagem dos votos totalizou 50,9%, diferença de apenas 0,5%. Já a votação de Bolsonaro, correspondente a 49,1%, também esteve 0,5% abaixo dos 49,6% previstos pelo instituto.

 

 

 

 

Outra Pesquisa

 

 

No início de junho, uma pesquisa conduzida pelo instituto Real Time Big Data, encomendada pela Rede Record revelou que a pré-candidata Eliana Honain (PT), está à frente nas intenções de voto.

 

O levantamento foi feito de maneira estimulada, ou seja, apresentando aos eleitores uma lista de nomes de possíveis candidatos. Nesse cenário, Eliana Honain (PT) aparece com 31% das intenções de voto. Em segundo lugar está o ex-vereador Dr. Lapena (PL), com 19%, tecnicamente empatado com Edna Martins (PSDB), que tem 14%.

 

Vale lembrar que Edna Martins, do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), abriu mão de sua candidatura recentemente para apoiar a chapa de Honain "Nossa decisão é fundamentada em algumas questões e a principal delas é o cenário mundial e nacional no que diz respeito à democracia”, disse na época.

 

Quando a pesquisa é feita de forma espontânea, sem mencionar os nomes dos candidatos aos eleitores, todos os pré-candidatos aparecem tecnicamente empatados. Eliana Honain (PT) ainda lidera, com 5% das intenções de voto, seguida pelo atual prefeito Edinho Silva (PT), com 4%, e Dr. Lapena (PL), com 3%.

 

A pesquisa entrevistou 1 mil pessoas entre os dias 1º e 3 de junho. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. O levantamento está registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número SP-04285/2024.

 

Em relação à possibilidade de votos:

  • 15% dos entrevistados afirmaram que votariam com certeza em Eliana Honain (PT).
  • 35% disseram que poderiam votar nela.
  • 34% afirmaram que não votariam nela de jeito nenhum.
  • 16% não a conhecem o suficiente para opinar.

 

 

Para Dr. Lapena (PL):

  • 10% disseram que votariam com certeza nele.
  • 29% afirmaram que poderiam votar nele.
  • 43% relataram que não votariam nele de forma alguma.
  • 18% não o conhecem o suficiente para dar uma opinião.

 

Veja detalhes, AQUI.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »