Moradores reclamam de falta de limpeza e escuridão em bairro de Araraquara após chuva

Segundo relato, há falta de ação após tempestade, com árvores caídas e sem iluminação pública; ‘um lixão’

Por Cassiane Chagas -
4 Min

Moradores do Jardim Adalberto Roxo enfrentam falta de iluminação e limpeza nas ruas após tempestade/Foto: Arquivo pessoal

%BANNER%
A moradora do Jardim Adalberto Roxo, em Araraquara enfrenta transtornos há 10 dias, quando uma forte tempestade, acompanhada de rajadas de vento, causou a queda de árvores e postes de energia na Rua Gilson Marcos de Oliveira. Segundo Daiane Matheus Rosario, o bairro ficou sem energia por quase o dia todo, e, apesar da substituição dos postes de energia, as árvores ainda permanecem caídas no local.

 

 

"É um abandono total. Apenas os postes foram levados e as árvores ainda estão no chão. A prefeitura não voltou para retirar os galhos e troncos", afirma Daiane, que é cabeleireira e acompanha de perto o sofrimento de outros moradores.
 

 

 

 

Prefeitura justifica

 

 

 

A Prefeitura de Araraquara esclareceu que no dia 2 de janeiro foi iniciada uma força-tarefa de limpeza das vias públicas da cidade, priorizando as áreas mais críticas.


 

O Jardim Adalberto Roxo, incluindo a Rua Gilson Marcos de Oliveira, seria atendido nos dias seguintes.
 

 

Leia ainda:


Iluminação pública: falta de lâmpadas nos postes substituídos

 

 

Outro ponto de insatisfação é a falta de iluminação na rua. Embora a CPFL Paulista tenha substituído os postes danificados, as lâmpadas ainda não foram instaladas, deixando o bairro no escuro.

 

"A rua está no escuro, e cada vez que ligamos para a prefeitura, só ouvimos desculpas. A CPFL não voltou para colocar as lâmpadas", lamenta Daiane.
 

 

Design%20sem%20nome%20(1)(7).png


Não é culpa da CPFL

 

 

A CPFL informou ao Portal Araraquara Agora que a responsabilidade pela instalação das lâmpadas e pela manutenção da iluminação pública é da Prefeitura de Araraquara, e que a empresa apenas realizou a substituição dos postes danificados pelas árvores.

 

Embora a Prefeitura tenha se pronunciado sobre as ações de limpeza e a CPFL tenha esclarecido sua parte no processo de reparo dos postes, os moradores ainda aguardam soluções mais rápidas. nos sentimos desassistidos”, reforça a cabeleireira. Neste caso das lâmpadas, a Prefeitura respondeu que atualmente, “não há braços de poste disponíveis para reposição”.

 

 

Para solucionar a questão, já foi aberta uma licitação para aquisição desse material. Enquanto o processo de compra está em andamento, o departamento responsável adotará uma medida temporária, realizando a retirada de um braço de poste inativo para atender a demanda emergencial”, ressaltou em nota.
 

Em relação à substituição de lâmpadas, a Prefeitura informou que o serviço é realizado normalmente, “conforme as solicitações feitas pelos munícipes, garantindo a manutenção da iluminação pública nos bairros”.
 

A administração reafirma seu compromisso em buscar soluções ágeis para atender às necessidades da população”, finalizou a nota.
 

 


Lixo nas ruas: outra preocupação para os moradores

 

 

Além das árvores caídas e da falta de iluminação, Daiane e outros moradores se queixam do acúmulo de lixo nas ruas. "É muito lixo na rua, e o pior é que moradores de outros bairros estão jogando o lixo aqui. Está virando um verdadeiro lixão", denuncia Daiane.

 

A situação gerou preocupação també pelos riscos à saúde pública, uma vez que o acúmulo de lixo pode atrair pragas e causar problemas sanitários. Daiane pede uma ação urgente para remover o lixo e concluir a limpeza da área, que inclui a retirada dos galhos e troncos das árvores.
Design%20sem%20nome%20(2)(1).png