Araraquara Agora Publicidade 728x90
20/11/2020 às 13h50min - Atualizada em 20/11/2020 às 13h50min

Espaço cultural de Araraquara é selecionado em edital do Estado de SP

O Núcleo de Artes Clássicas, braço cultural do Instituto Fábrica de Vencedor (IFV), é um dos contemplados no edital Manutenção e Modernização de Espaços Culturais Independentes, do Programa de Ação Cultural (ProAC).

O espaço, renomado núcleo cultural reconhecido no município por sua credibilidade e compromisso, ficou entre os 60 selecionados do Estado de São Paulo, ocupando o 19º lugar. Ao todo, se inscreveram 235 projetos.

A captação dessa verba permite melhorias de infra-estrutura de uma maneira geral, bem como aquisição de novos equipamentos e até pagamento de despesas relacionadas ao funcionamento do local, como aluguel, água, luz, telefone, internet, entre outros. O valor recebido pelo do NAC deve ser utilizado no ano de 2021. Em Araraquara, o Espaço do Boneco, também aparece entre os selecionados.

“É uma grande vitória. Sabíamos que o ano que vem não seria fácil, por conta dessa crise sanitária mundial em virtude da pandemia da COVID-19. Assim, uma notícia como essa  nos alegra e alimenta a nossa força para, cada vez mais, crescer e beneficiar um número maior de crianças e jovens. Parabéns para toda a família NAC por mais essa conquista”, resume Geraldo Souza, presidente do Instituto Fábrica de Vencedor e gestor do Núcleo de Artes Clássicas.

Reinvenção

Geraldo Souza ressalta toda a capacidade de sua equipe em criar novas possibilidades e soluções no momento tão delicado da humanidade. Desde o começo da pandemia, o IFV criou o projeto NACemCasa, com aulas remotas (ao vivo e gravadas) de ballet, violão, violino, viola erudita, bem como oficinas lúdicas e dicas culturais.

“Para a segurança de todos, enquanto não houver uma solução definitiva de contenção da doença, manteremos esse mecanismo. Foi uma decisão em conjunto, um consenso entre direção e pais. A segurança e saúde de todos, alunos e colaboradores, é primordial”, confirma.

Ainda segundo Souza, a ideia do conteúdo extra não terminará quando às aulas retornarem ao espaço físico. “Neste mundo pós-coronavírus, o online ganhará ainda mais força. E, com certeza, vamos investir cada vez mais nisso”, analisa Geraldo Souza.

Localizado no bairro do Santa Angelina, o Fábrica de Vencedor nasceu em 2017 e hoje abriga as atividades do NAC. Mecanismos de incentivos fiscais como a Lei Federal de Incentivo à Cultura (antiga Lei Rouanet) e o ProAC- ICMS, bem como o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FUMCAD) contribuem para o funcionamento do espaço.

Atualmente, desenvolve dois projetos: Orquestra de Câmara de Araraquara (OCA) e Artitude. Acreditam na causa do NAC as empresas Raízen, Morada Logística, JBT e Droga Ven. “Meu muito obrigado a todos que nos apóiam. Não medimos esforços para transformar a vida das nossas crianças e adolescentes. Contem sempre conosco”, finaliza Geraldo Souza.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90