Entenda
Imposto de Renda 2025: obrigatoriedade, mudanças e prazo de entrega até 30 de maio
Receita Federal espera 46,2 milhões de declarações

CLIQUE AQUI E ENTRE EM NOSSO GRUPO DE WHATZAP
A Receita Federal estima que, em 2025, 46,2 milhões de declarações do Imposto de Renda (IR) sejam enviadas, o que corresponde a cerca de um quinto da população brasileira. Os contribuintes devem prestar contas ao Fisco referente aos rendimentos e bens de 2024, de acordo com a normativa 2255, divulgada em março deste ano.
- Américo Brasiliense tem vagas para serviços gerais, auxiliar de limpeza e mais
- Vereador Emanoel Sponton se manifesta sobre denúncias de ‘rachadinha’
- Discussão entre cliente e entregador termina em colisão intencional; 'partiu para cima'
Quem precisa declarar o Imposto de Renda em 2025?
A obrigatoriedade se aplica aos contribuintes que receberam rendimentos tributáveis acima de R$ 33.888, como salários, aposentadoria ou pensões. Além disso, quem teve rendimentos isentos ou com tributação exclusiva na fonte superiores a R$ 200 mil também está obrigado. Aqueles que possuíam, até 31 de dezembro de 2024, bens acima de R$ 800 mil ou tiveram receita bruta acima de R$ 169.440 na atividade rural também devem declarar.
Investimentos fora do país também são um fator importante, com a Lei nº 14754 exigindo que os rendimentos de aplicações internacionais sejam agora tributados anualmente, com a inclusão destes na declaração de 2025. O mesmo vale para quem atualizou o valor de imóveis em 2024, realizando o pagamento de um imposto sobre ganho de capital com alíquota diferenciada de 4%.
Se você se tornou residente no Brasil em 2024, é necessário declarar o Imposto de Renda neste ano. A declaração também pode ser feita voluntariamente por quem não está obrigado, porém não é possível constar simultaneamente em mais de uma declaração, exceto em casos de alteração de dependência.
Entre as mudanças no IR de 2025, destaca-se a nova ordem de restituição. Quem optar por Pix e preencher a declaração de forma pré-preenchida terá prioridade no recebimento. Além disso, houve simplificações, como o fim da exigência de título de eleitor e códigos de consulado para residentes no exterior.
O prazo para a entrega da declaração começou em 17 de março e vai até 30 de maio de 2025. A declaração pré-preenchida estará disponível a partir de 1º de abril. Quem não entregar a declaração poderá ser multado, com valores que variam de R$ 165,74 a 20% do imposto devido, além de ter o CPF alterado para "pendente de regularização" pela Receita Federal, dificultando transações bancárias.
Com informações: Agência Brasil.
Leia também
- Tráfico

VÍDEO: Força Tática prende homem com 2 tijolos de maconha no Parque São Paulo
- Faturamento mensal

Área Azul arrecada R$ 370 mil por mês em Araraquara
- Preso no litoral

Líder PCC de Araraquara é preso em academia no Guarujá
- Educação

CAIC tem falta de professores, diz Secretaria de Educação
- Caso João Vitor

DNA descarta que corpo achado no Pará seja piloto de Araraquara


