Fiscalização e Investigação
Câmara de Araraquara cria CEI para investigar denúncias de assédio contra servidores
Comissão foi aprovada por unanimidade após articulação da oposição e vai apurar intimidação e práticas abusivas no serviço público

A Câmara Municipal de Araraquara aprovou na sessão ordinária desta terça-feira (23), a abertura de uma CEI (Comissão Especial de Inquérito) para investigar denúncias de assédio moral no serviço público municipal. A proposta, inicialmente apresentada pelos oito vereadores de oposição, ganhou apoio integral dos demais parlamentares e foi aprovada por unanimidade.
A comissão, oficializada pelo Requerimento nº 1557/2025 e batizada de CEI do Assédio no Serviço Público, terá como missão apurar relatos de intimidação, constrangimento e práticas abusivas contra servidores da Administração Municipal, abrangendo secretarias, fundações e autarquias.
- DENARC desarticula elo do tráfico e prende jovem com drogas em residência no Jardim Esplanada
- Prefeitura de Araraquara oferece serviços gratuitos na Fatec; veja como participar
- Curso gratuito de costura em Américo abre vagas para capacitação em conserto e reforma de roupas
Segundo a justificativa do pedido, gabinetes parlamentares têm recebido denúncias recorrentes de comportamentos que prejudicam a saúde física e mental dos trabalhadores e comprometem a qualidade dos serviços prestados à população. O documento reforça que ambientes hostis geram insegurança, adoecimento e queda no desempenho funcional, afetando diretamente a eficiência da gestão pública.
Prevista na Lei Orgânica do Município e no Regimento Interno da Câmara, a CEI será composta por cinco membros, a serem indicados pela Presidência da Casa dentro de dez dias, com prazo inicial de 90 dias para a apuração dos fatos, prorrogável se necessário.
Ao criar a CEI, o Legislativo afirma buscar condições de trabalho mais seguras e dignas, reforçando a transparência e a fiscalização das práticas da Administração Municipal. A expectativa é que os trabalhos do grupo tragam clareza às denúncias que já repercutem fortemente entre os servidores e na sociedade.
Leia também
- Caso João Vitor

DNA descarta que corpo achado no Pará seja piloto de Araraquara
- Rumo à Série B

Ferroviária libera ingressos para jogo do acesso
- Agressão

Homem agride a própria mãe a pauladas e acaba em cana
- Gol relâmpago

Vitinho faz gol mais rápido do Brasileirão contra o Corinthians
- Caça nacional

Caça Gripen E montado no Brasil faz primeiro voo em Gavião Peixoto


