Uma enfermeira de 42 anos, ficou ferida após ser agredida por uma paciente de 34, na tarde desta terça-feira (7), no CMS (Centro Municipal de Saúde) da Vila Xavier, em Araraquara.
Segundo informações, a confusão começou na unidade que fica na Rua Marechal Deodoro da Fonseca, quando a paciente — que tentava há semanas agendar um atendimento odontológico para a filha, diagnosticada com autismo — discutiu com a dentista responsável. De acordo com a mulher, a menina apresentava infecção dentária e não vinha sendo atendida.
A mãe relatou que após questionar a situação, a servidora teria se exaltado e informado que a criança não seria atendida. Já a profissional da saúde, disse que a paciente chegou ao posto alterada e foi advertida por comparecer repetidamente fora do horário agendado.
Segundo a enfermeira, furiosa a mulher partiu para cima, puxando-a pelos cabelos e a jogou no chão. A servidora sofreu escoriações no rosto e possível luxação nos dedos da mão, enquanto a paciente teve arranhões no braço.
A Guarda Municipal foi acionada e conduziu ambas ao Plantão Policial, onde prestaram depoimento e as duas apresentaram versões conflitantes, mas admitiram o desentendimento e a briga.
Diante dos fatos o delegado plantonista registrou um boletim de ocorrência como lesão corporal, requisitou exames de corpo de delito no IML (Instituto Médico Legal). O Sismar (Sindicato dos Servidores Municipais de Araraquara e Região) acompanhou a servidora na delegacia e emitiu nota repudiando o ato, classificando o episódio como “mais um caso de violência contra trabalhadoras da saúde”.
O sindicato anunciou ainda que promoverá uma manifestação nesta quarta-feira (8), às 7h30, em frente ao CMS da Vila Xavier, cobrando providências da Prefeitura. Caso nenhuma medida seja tomada, a categoria não descarta novos atos e paralisações.
Nos últimos três meses, esse é o quinto episódio de agressão a servidores da saúde municipal, segundo o Sismar que aponta um aumento preocupante da violência nos postos e unidades de atendimento em Araraquara.