Pular para o conteúdo
Quinta-feira, 08 de outubro de 2026
Araraquara Agora
Publicidade

Se aconteceu AGORA, é notícia aqui!

PublicidadeGrupo de WhatsApp do portal
Publicidade
MRV — Residencial Flora
Publicidade

IPVA 2026

Motoristas de SP já podem calcular valor do IPVA 2026; entenda como

Consulta do valor venal está disponível no sistema da Sefaz-SP e motoristas podem saber valor do IPVA calculando com base na porcentagem do imposto; pagamento começa nas próximas semanas

-|· 4 min de leitura
Motoristas de SP já podem calcular valor do IPVA 2026; entenda como
Foto/Divulgação: Governo do Estado de São Paulo

Os proprietários de veículos no estado de São Paulo já podem consultar o valor venal do automóvel que servirá de base para o cálculo do IPVA 2026. A Veículos (Sivei), plataforma simplificada da Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (Sefaz-SP), onde basta informar a placa do veículo para acessar as informações.

Além do Sivei, os valores também foram publicados em edição extra do Diário Oficial do Estado, no dia 12 de dezembro, após pesquisa encomendada à Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). O levantamento considerou 13.571 modelos e versões de veículos, com base nos preços praticados no varejo entre setembro e outubro de 2025. Em relação ao mesmo período de 2024, houve valorização média de 2,51% nos valores de mercado.

A frota total de veículos no estado é estimada em 30,1 milhões. Desse total, cerca de 19,2 milhões estão sujeitos ao pagamento do IPVA. Outros 9,9 milhões são isentos por terem mais de 20 anos de fabricação, além de aproximadamente 1 milhão de veículos que se enquadram em categorias isentas, imunes ou dispensadas, como táxis, veículos de pessoas com deficiência, entidades religiosas, veículos oficiais e transporte coletivo urbano.

As alíquotas do IPVA permanecem inalteradas para 2026: 4% para carros de passeio; 2% para motocicletas e similares, caminhonetes cabine simples, ônibus, micro-ônibus e maquinário pesado; 1,5% para caminhões; e 1% para veículos de locadoras registrados no estado.

Como calcular o valor do IPVA 2026? 

Após consultar o valor venal do veículo no Sistema de Veículos (Sivei), o cálculo do IPVA 2026 pode ser feito de forma simples pelo próprio proprietário. Basta multiplicar o valor venal do automóvel pela alíquota correspondente ao tipo de veículo, utilizando uma calculadora. Por exemplo, carros de passeio pagam 4% sobre o valor venal; motocicletas e similares, 2%; caminhões, 1,5%; e veículos de locadoras, 1%. O

resultado dessa conta indica o valor total do imposto devido, antes da aplicação de eventuais descontos para pagamento à vista ou definição do parcelamento.

Leia Também

Isenção para motos em 2026?

Uma das principais novidades para 2026 é o projeto de lei enviado pelo Governo de São Paulo à Assembleia Legislativa, em regime de urgência, que prevê a isenção do IPVA para motocicletas, ciclomotores e motonetas de até 150 cilindradas, desde que pertençam a pessoas físicas e estejam em situação regular. A proposta, se aprovada, deve beneficiar milhões de paulistas, especialmente trabalhadores que utilizam a moto como principal instrumento de renda, como entregadores e prestadores de serviço.

Também permanece o incentivo aos veículos movidos a fontes de energia limpa. Continuam isentos do IPVA veículos movidos a hidrogênio e veículos híbridos flex — elétrico e etanol — com valor de até R$ 250 mil, além de ônibus e caminhões movidos exclusivamente a hidrogênio, gás natural ou biometano. A política de incentivo prevê escalonamento anual e, a partir de 2027, a aplicação gradual de alíquotas até 2030.

Calendário de pagamento

O IPVA 2026 poderá ser pago das seguintes formas, conforme o final da placa do veículo:
– Cota única em janeiro, com desconto de 3%;
– Cota única em fevereiro, sem desconto;
– Parcelamento em até cinco vezes, de janeiro a maio, sem desconto.

Para caminhões, os prazos são diferenciados, com opção de desconto de 3% para pagamento integral em janeiro ou quitação em cota única até 22 de abril. O parcelamento pode ser feito em até cinco vezes, com vencimentos entre março e setembro.

Formas de pagamento

O pagamento pode ser feito com o número do Renavam, por meio da rede bancária credenciada. O Pix é a forma preferencial no estado, com QR Code gerado exclusivamente no site da Sefaz-SP, aceito por mais de 900 instituições financeiras. Também permanecem disponíveis os pagamentos via internet banking, caixas eletrônicos, casas lotéricas e cartão de crédito em empresas credenciadas.

Atraso e penalidades

O não pagamento do imposto gera multa diária de 0,33% e juros com base na taxa Selic. Após 60 dias, a multa passa a ser fixa em 20%. A inadimplência impede o licenciamento do veículo, pode resultar em apreensão, multa de trânsito e sete pontos na CNH, além da inscrição do débito na Dívida Ativa e no Cadin Estadual.

Todas as informações sobre o IPVA 2026 podem ser consultadas no portal da Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo.

CompartilheWhatsAppFacebookXTelegramE-mail

Leia também

Comentários

O comentário passa por aprovação antes de aparecer. Guardamos apenas o nome e o texto que você escrever.

Publicidade
MRV — Residencial Flora