Educação Gratuita
Cursinho gratuito abre 60 vagas em Matão; saiba como se inscrever
Grupo Pró-Estudar prepara estudantes da rede pública para vestibulares e o Enem

O Grupo Pró-Estudar (GPE) está com inscrições abertas para o vestibulinho 2026, que selecionará novos alunos para o cursinho comunitário gratuito mantido por voluntários em Matão. A iniciativa é voltada a estudantes da rede pública que buscam se preparar para vestibulares e o Enem, ampliando as chances de ingresso no ensino superior.
As inscrições acontecem exclusivamente de forma online, até o dia 22 de fevereiro, até às 18h, por meio de um formulário digital. O processo seletivo é obrigatório para quem deseja ingressar no cursinho no próximo ano e garante igualdade de acesso a todos os candidatos.
O cursinho do Grupo Pró-Estudar, fundado em 2012, é reconhecido na cidade pelo trabalho social e educacional desenvolvido ao longo dos anos, sempre com foco na democratização do acesso às universidades e no fortalecimento da educação pública.
Nos últimos 15 anos, o projeto já impactou centenas de jovens matonenses, oferecendo não apenas conteúdo acadêmico, mas também orientação, apoio emocional e incentivo à construção de projetos de vida.
- Novas vagas: semana termina com 64 vagas de emprego no PAT Araraquara
- Carnaval 2026: Sincomercio divulga como fica o horário do comércio de Araraquara
- Nova Lei dá resultado e começa a dar fim nos entulhos dos bairros de Boa Esperança do Sul
Como funciona o vestibulinho do GPE 2026
Para ingressar no GPE em 2026, os candidatos deverão participar do vestibulinho, que será aplicado no dia 28 de fevereiro (sábado), das 8h às 12h, na Escola Municipal Adelino Bordignon, local onde também ocorrerão as aulas ao longo do ano.
A prova será composta por questões de múltipla escolha, abrangendo conteúdos do 1º e 2º anos do ensino médio. O objetivo é avaliar os conhecimentos básicos dos candidatos e selecionar os estudantes que ocuparão as 60 vagas disponíveis para o próximo ciclo do cursinho.
O GPE recomenda que os candidatos preencham o formulário com calma e atenção, além de salvar um print da tela ao final da inscrição, como comprovante.
Quem pode participar do processo seletivo
O vestibulinho do Grupo Pró-Estudar é destinado a estudantes que estejam cursando o 3º ano do ensino médio em escolas públicas — municipais, estaduais, federais ou técnicas — além de jovens que já concluíram o ensino médio na rede pública, desde que não estejam matriculados no ensino superior.
Aulas acontecem aos sábados em parceria com a Prefeitura
As atividades do cursinho ocorrerão aos sábados, das 7h30 às 12h30, na Escola Municipal Adelino Bordignon, espaço cedido por meio de uma parceria com a Prefeitura de Matão, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.
As aulas terão início em março e seguirão até outubro de 2026, acompanhando o calendário dos principais vestibulares do país. Ao longo do ano, os estudantes terão contato com todas as disciplinas regulares do ensino médio.
Projeto conta com equipe recorde de voluntários em 2026

A maioria dos integrantes estuda em universidades da região ou já concluiu a graduação e retorna a Matão para atuar de forma voluntária no projeto.
Além das disciplinas tradicionais, o GPE promove palestras e atividades complementares que abordam temas como escolha profissional, vida universitária, mercado de trabalho, saúde mental e desenvolvimento pessoal.
Compromisso com a educação pública e o futuro dos jovens
O diretor do GPE, Murillo Trevisanello Pinotti, de 27 anos, destaca a importância do projeto para a cidade e para os jovens atendidos.
“Manter um cursinho comunitário 100% gratuito e voluntário por 15 anos é uma missão que exige compromisso e paixão. Tenho muito orgulho de fazer parte dessa história ao lado de uma equipe incrível, que representa o potencial da juventude matonense”, afirmou.
Segundo ele, o apoio da comunidade, das famílias e dos parceiros locais é fundamental para a continuidade do projeto, que busca sempre honrar o nome de Matão quando o assunto é educação pública.
Onde obter mais informações
Os candidatos podem acessar o edital completo do processo seletivo. Outras informações e atualizações serão divulgadas pelas redes sociais do projeto. O Grupo Pró-Estudar reforça que todas as etapas do processo seletivo devem ser acompanhadas atentamente para evitar a perda de prazos ou informações importantes.
🟡 Esta notícia foi publicada originalmente no grupo do portal Araraquara Agora do WhatsApp. Não está nele? Clique aqui e entre agora: https://encurtador.com.br/EVkIm
Leia também
- Tráfico

VÍDEO: Força Tática prende homem com 2 tijolos de maconha no Parque São Paulo
- Faturamento mensal

Área Azul arrecada R$ 370 mil por mês em Araraquara
- Preso no litoral

Líder PCC de Araraquara é preso em academia no Guarujá
- Educação

CAIC tem falta de professores, diz Secretaria de Educação
- Caso João Vitor

DNA descarta que corpo achado no Pará seja piloto de Araraquara


