GRAVE
Denúncia sobre fumacê vencido gera polêmica e investigação em Nova Europa
Vereadores afirmam ter encontrado inseticidas fora da validade no setor de vetores; Prefeitura nega uso nas ações contra a dengue e diz que produtos estavam separados para descarte

Uma polêmica envolvendo o combate à dengue ganhou repercussão em Nova Europa nesta semana. Vereadores do município afirmaram ter encontrado frascos de inseticidas vencidos no Departamento de Combate a Vetores, responsável pelas ações de fumacê na cidade.
De acordo com publicações feitas nas redes sociais por vereadores do município, a vistoria ocorreu no dia 19 de fevereiro, após denúncias de moradores que teriam passado mal depois da aplicação do fumacê.
“Chegamos lá e encontramos todos os venenos de fumacê para dengue vencidos. Chamamos a viatura e a delegada deu ordem para que todos os venenos fossem levados para a delegacia civil”, afirmou o vereador Leandro Rodrigues - Biga (PSD) em postagem nas redes sociais.
Em outra publicação, os parlamentares informaram que acionaram a Polícia Civil para apreensão dos produtos e defenderam o envolvimento do Ministério Público nas investigações.
Prefeitura nega uso de produtos vencidos
Diante da repercussão, a Secretaria Municipal de Saúde de Nova Europa divulgou nota oficial esclarecendo que, durante a visita dos vereadores ao setor, foram identificados frascos com validade vencida, mas que os produtos não estavam sendo utilizados nas ações de nebulização realizadas recentemente na cidade.
Segundo a Prefeitura, os inseticidas vencidos estavam devidamente separados e armazenados para descarte ambientalmente correto, conforme exigem as normas sanitárias e ambientais, por meio de sistema de logística reversa.
A Secretaria também informou que o inseticida atualmente utilizado nas ações de combate à dengue está dentro do prazo de validade, registrado e autorizado pelos órgãos competentes, e que as aplicações seguem os protocolos técnicos estabelecidos.
População cobra transparência
Após a divulgação da nota oficial, moradores de Nova Europa passaram a questionar a administração municipal nas redes sociais, solicitando maior transparência e pedindo a divulgação de imagens dos produtos que estariam dentro da validade.
"Já que foram dadas notícias precipitadas, assim como disseram, é só mostrar para a populacao aonde estão os produtos", questionou uma moradora.
O caso agora deve ser apurado pela Polícia Civil, que ficará responsável por verificar as circunstâncias da apreensão e se houve ou não utilização de produtos vencidos nas ações contra a dengue.
A situação aumenta a tensão no município e reforça a importância da fiscalização e da clareza nas ações de saúde pública, especialmente em um momento de combate intensificado à dengue na região.
Leia também
- Tráfico

VÍDEO: Força Tática prende homem com 2 tijolos de maconha no Parque São Paulo
- Faturamento mensal

Área Azul arrecada R$ 370 mil por mês em Araraquara
- Preso no litoral

Líder PCC de Araraquara é preso em academia no Guarujá
- Educação

CAIC tem falta de professores, diz Secretaria de Educação
- Caso João Vitor

DNA descarta que corpo achado no Pará seja piloto de Araraquara


