Pular para o conteúdo
Quinta-feira, 08 de outubro de 2026
Araraquara Agora
Publicidade

Se aconteceu AGORA, é notícia aqui!

PublicidadeGrupo de WhatsApp do portal
Publicidade
MRV — Residencial Flora
Publicidade

Operação Ozymandias

DISE prende 10 suspeitos e apreende grande quantidade de drogas e munições de fuzil no Residencial dos Oitis

Grupo era investigado por movimentar o tráfico de alto valor agregado nos bairros; ação mobilizou 112 policiais civis e 30 viaturas

Flávio Fernandes|· 3 min de leitura
DISE prende 10 suspeitos e apreende grande quantidade de drogas e munições de fuzil no Residencial dos Oitis
Foto: Flavio Fernandes/Araraquara Agora

 

A DISE (Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes) deflagrou na manhã desta quarta-feira (10), a Operação Ozymandias, que resultou na prisão de 10 pessoas — nove homens e uma mulher — suspeitas de envolvimento com o tráfico de drogas em diversos bairros da cidade.

A operação mobilizou uma grande força-tarefa composta por 112 policiais civis e 30 viaturas, contando com apoio do GOE (Grupo de Operações Especiais) e de equipes de delegacias da sub-região. As ações ocorreram simultaneamente nos bairros Jardim Iguatemi, Victório De Santi, Jardim Ieda, Cruzeiro do Sul, Residencial dos Oitis e outras localidades apontadas pelas investigações.

LEIA TAMBÉM

Foto: Flavio Fernandes/Araraquara Agora
Foto: Flavio Fernandes/Araraquara Agora

Durante o cumprimento de mandados de busca, apreensão e prisão, os investigadores localizaram uma expressiva quantidade de entorpecentes e materiais utilizados pelo tráfico. Foram apreendidos 7.288 pinos de cocaína, 72 pedras de crack, 241 porções de maconha, 232 porções de dry, 26 porções de crumble, quatro comprimidos de ecstasy, além de dinheiro em espécie, celulares, materiais para embalagem e 185 munições de fuzil calibre 556.

De acordo com informações, sete dos presos eram alvos de mandados de prisão temporária. Outros dois investigados já haviam sido presos, em uma operação anterior realizada pela especializada.

Foto: Flavio Fernandes/Araraquara Agora
Foto: Flavio Fernandes/Araraquara Agora

Em entrevista ao repórter Flavio Fernandes, o delegado Francisco de Assis explicou que a operação foi resultado de aproximadamente 6 meses de investigações conduzidas pela DISE (Assista No Final da Matéria).

 

“Foi uma investigação complexa, desenvolvida pelos policiais civis da Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes. Em razão dessa complexidade, contamos com o apoio de equipes de toda a região do Deinter-3, envolvendo policiais civis de diversas cidades”, destacou.

 

De acordo com o delegado, a operação teve como foco uma região marcada por vulnerabilidade social e pela forte presença do tráfico de drogas.

 

“Trata-se de uma área com grande adensamento populacional e histórico de atuação constante de pessoas ligadas ao narcotráfico. O trabalho exigiu planejamento e acompanhamento cuidadoso para identificar os envolvidos e reunir provas suficientes”, explicou.

 

Além das drogas, os policiais civis encontraram balanças de precisão, máquinas utilizadas para envase e selagem de entorpecentes, grande quantidade de aparelhos celulares e dinheiro trocado, característica frequentemente associada ao comércio de drogas. O nome da operação, Ozymandias, faz referência ao famoso poema do escritor inglês Percy Bysshe Shelley, que retrata a queda de um grande império e a inevitabilidade do declínio do poder.

Foto: Flavio Fernandes/Araraquara Agora
Foto: Flavio Fernandes/Araraquara Agora

A denominação também ficou popular mundialmente por ser o título de um dos episódios mais marcantes da série “Breaking Bad”, que narra a história de um professor de química diagnosticado com câncer que passa a fabricar metanfetamina para obter dinheiro.

A escolha do nome simboliza justamente a desarticulação de uma estrutura criminosa consolidada e considerada relevante dentro do cenário do tráfico local.

DEFESA DE CASAL DETIDO

O advogado Rafael Piram, que representou um casal detido durante a operação, afirmou que ainda não teve acesso integral ao inquérito policial e que a defesa adotará as medidas cabíveis após a análise dos autos.

 

“Nós representamos um jovem casal que teve a residência alvo de mandado de busca e apreensão. Neste momento não podemos nos manifestar sobre o mérito porque ainda não tivemos acesso aos autos. Em relação à companheira do custodiado, temos convicção de que não há elementos para mantê-la presa”, declarou.

A expectativa da defesa se confirmou parcialmente e a jovem foi ouvida e liberada ainda durante os procedimentos policiais, enquanto o companheiro permaneceu preso. Após os registros das ocorrências, os homens foram encaminhados á Cadeia Pública de Santa Ernestina. 

Já a mulher foi levada para unidade prisional feminina de São Carlos e os celulares, munições e demais materiais apreendidos serão submetidos à perícia para auxiliar na continuidade das investigações, que seguem em andamento para identificar possíveis ramificações do grupo criminoso e eventuais outros envolvidos.

CompartilheWhatsAppFacebookXTelegramE-mail

Leia também

Comentários

O comentário passa por aprovação antes de aparecer. Guardamos apenas o nome e o texto que você escrever.

Publicidade
MRV — Residencial Flora