Pular para o conteúdo
Quinta-feira, 08 de outubro de 2026
Araraquara Agora
Publicidade

Se aconteceu AGORA, é notícia aqui!

PublicidadeGrupo de WhatsApp do portal
Publicidade
MRV — Residencial Flora (2)
Publicidade

DIREITO | PEDESTRE

Prefeitura de Araraquara faz alerta a comerciantes e pode multar placas colocadas em calçadas

Equipamentos de publicidade instalados em passeios públicos podem gerar multa de R$ 401 e apreensão

Cassiane Chagas|· 3 min de leitura
Prefeitura de Araraquara faz alerta a comerciantes e pode multar placas colocadas em calçadas
Araraquara reforça regras para impedir placas e cavaletes em calçadas e garantir mais segurança e acessibilidade aos pedestres Imagem ilustrativa: Reprodução/ Prefeitura de Florianópolis.

A Prefeitura de Araraquara intensificou as orientações a comerciantes sobre a proibição da instalação de placas publicitárias, cavaletes, faixas, banners e outros equipamentos em calçadas da cidade. A medida tem como objetivo garantir a livre circulação de pedestres e o cumprimento das normas previstas no Código de Posturas do Município.

Segundo a administração municipal, a presença desses materiais nos passeios públicos pode comprometer a mobilidade urbana, especialmente para pessoas com deficiência, idosos, usuários de cadeiras de rodas e responsáveis que utilizam carrinhos de bebê.

Neste primeiro momento, a ação tem caráter orientativo. A Prefeitura solicita que comerciantes regularizem voluntariamente a situação, retirando equipamentos instalados de forma irregular e mantendo a divulgação de seus estabelecimentos dentro dos limites dos imóveis.

A orientação faz parte de uma campanha de conscientização sobre a importância de preservar as calçadas como espaços destinados prioritariamente à circulação de pessoas.

 

Leia Também

 

Calçadas desobstruídas e acessibilidade

A ocupação irregular das calçadas pode obrigar pedestres a caminhar pela rua, dividindo espaço com veículos e aumentando o risco de acidentes. Além das questões relacionadas à segurança, a situação também pode dificultar o deslocamento de pessoas com mobilidade reduzida.

De acordo com a Prefeitura, manter as calçadas livres de obstáculos contribui para uma cidade mais acessível e inclusiva. A campanha adotada pelo município destaca a mensagem de que a utilização adequada dos passeios públicos é um direito coletivo.

 

A administração ressalta que a circulação segura depende não apenas da fiscalização, mas também da colaboração de comerciantes e da população em geral.

 

O que prevê a legislação

A restrição está prevista no artigo 146 da Lei Complementar nº 18, de 1997, que institui o Código de Posturas de Araraquara. A legislação determina que anúncios, placas, cavaletes, faixas e outros elementos publicitários não podem ser instalados em passeios públicos quando dificultarem ou prejudicarem a passagem de pedestres. A norma também proíbe a fixação desses materiais em vias públicas, postes, árvores, placas de sinalização e canteiros centrais.

Com isso, os equipamentos utilizados para divulgação comercial devem permanecer dentro dos limites do estabelecimento, sem avançar sobre áreas destinadas ao uso coletivo.

 

ENTRE EM NOSSO GRUPO DE WHATSAPP

 

Fiscalização recebe reclamações

De acordo com o chefe da Unidade de Fiscalização de Posturas, Fernando Lázaro, a Prefeitura tem recebido reclamações relacionadas à ocupação irregular das calçadas. Segundo ele, a atuação inicial tem priorizado a orientação aos responsáveis pelos estabelecimentos para que promovam a adequação voluntária. Ainda segundo Lázaro, o descumprimento das orientações poderá resultar na aplicação das medidas previstas na legislação municipal.

 

"Entretanto, reforçamos que, havendo o descumprimento das determinações da fiscalização, serão aplicadas as penalidades cabíveis. Portanto, pedimos colaboração e bom senso, lembrando que a calçada precisa estar livre de obstáculos", acrescentou.

 

Multa e apreensão de materiais

A Prefeitura informou que comerciantes que mantiverem equipamentos publicitários em desacordo com a legislação poderão ser penalizados. Entre as sanções previstas está a aplicação de multa correspondente a cinco Unidades Fiscais do Município (UFMs), valor que atualmente equivale a R$ 401,35. Além da multa, os materiais instalados irregularmente podem ser apreendidos pela fiscalização.

Segundo o município, as medidas têm como finalidade preservar o uso adequado dos espaços públicos e garantir que as áreas destinadas à circulação de pedestres permaneçam livres de obstáculos.

🟡 Esta notícia foi publicada originalmente no grupo do portal Araraquara Agora do WhatsApp. Não está nele? Clique aqui e entre agora: https://encurtador.com.br/EVkIm

 

Fonte: Prefeitura Araraquara.

CompartilheWhatsAppFacebookXTelegramE-mail

Leia também

Comentários

O comentário passa por aprovação antes de aparecer. Guardamos apenas o nome e o texto que você escrever.

Publicidade
MRV — Residencial Flora