Autoridades, instituições e integrantes da comunidade acadêmica manifestaram pesar pela morte do Prof. Dr. Luiz Felipe Cabral Mauro, reitor da Universidade de Araraquara (Uniara). As homenagens destacaram sua contribuição para a expansão da instituição e para o desenvolvimento da educação superior na região.
Considerado um dos principais responsáveis pela consolidação do ensino superior privado no interior paulista, professor Luiz Felipe faleceu na noite desta quinta-feira (18), aos 87 anos. Sua trajetória se confunde com a própria história da Uniara, instituição que ajudou a transformar em referência acadêmica regional e nacional.
Em nota oficial, a Uniara lamentou profundamente a perda de seu dirigente e destacou sua contribuição para a educação, para a produção do conhecimento e para o desenvolvimento social.
"Professor Luiz Felipe deixa um legado marcado pela dedicação incansável à educação, pela visão transformadora e pelo compromisso com o desenvolvimento acadêmico e humano de toda a comunidade universitária", destacou a universidade em comunicado.
Nascido em Araraquara, em 1938, Luiz Felipe Cabral Mauro construiu uma carreira marcada pelo compromisso com o ensino e pela valorização do conhecimento.
Formado em Engenharia de Agrimensura pela Escola Superior de Agrimensura de Araraquara, possuía especializações em Estudos Brasileiros pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e em Altos Estudos de Política e Estratégia pela Escola Superior de Guerra. Também era mestre em Estudos Brasileiros e doutor em Ciências Humanas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Antes de se dedicar integralmente à educação, trabalhou como servidor público no Departamento de Estradas de Rodagem (DER). Mais tarde, atuou como professor de Matemática no tradicional Colégio São Bento e ingressou na carreira universitária.
Após a morte de seu pai, o educador Walter Medeiros Mauro, em 1968, assumiu a direção do Instituto de Educação São Bento. Sob sua liderança, a instituição ampliou sua atuação e criou novos cursos superiores que dariam origem à Fefiara e, posteriormente, à Uniara.
Ao longo de décadas, professor Luiz Felipe liderou a expansão da universidade, fortalecendo áreas de ensino, pesquisa e extensão e consolidando a Uniara como uma das mais importantes instituições de ensino superior do Estado de São Paulo. Sua atuação foi marcada pela busca constante por inovação, qualidade acadêmica e formação humanizada.
A própria universidade destacou que sua gestão foi conduzida com "sabedoria, sensibilidade e propósito", contribuindo para a formação de milhares de estudantes e para o fortalecimento da educação regional.
"Seu trabalho, sua liderança e sua paixão pelo ensino permanecerão como inspiração para todos que tiveram o privilégio de conviver com ele", afirmou a instituição.
ENTRE EM NOSSO GRUPO DE WHATSAPP
Entre as manifestações mais emocionantes está a do filho, Ricardo Mauro, que utilizou as redes sociais para prestar homenagem ao pai.
"Pai. Aceitar a sua partida e os desígnios de Deus não será tarefa fácil. Eu tenho muita gratidão e orgulho por tudo que aprendi com você e com o seu legado! Por aqui, continuaremos na missão. Nos vemos em breve na casa eterna!"
A mensagem foi compartilhada por familiares e amigos, emocionando a comunidade acadêmica.
Diversas lideranças políticas também manifestaram pesar pela morte do educador. O ex-prefeito de Araraquara, Edinho Silva, ressaltou a contribuição histórica do professor para o desenvolvimento da cidade.
"Com enorme tristeza recebi a notícia do falecimento do professor Luiz Felipe Cabral Mauro, Reitor da Uniara, que parte, mas deixa sua marca eternizada pela rica contribuição com a educação de Araraquara e com a formação acadêmica", declarou.
Edinho também destacou a visão de futuro do educador. "No seu comando e graças à sua firmeza, comprometimento e visão de futuro, a Uniara cresceu com foco na educação de excelência, aprimoramento da formação de seus alunos e no bem-estar da comunidade."
A Prefeitura de Araraquara também divulgou nota oficial de pesar e decretou luto oficial de um dia em homenagem ao educador. Segundo o comunicado, Luiz Felipe foi uma "referência na educação e no desenvolvimento de nossa cidade", deixando um legado de dedicação ao ensino e ao fortalecimento da educação superior.
O falecimento repercutiu também em diversas instituições da região. O Hospital Carlos Fernando Malzoni, de Matão, destacou a importância da parceria entre a Uniara e a entidade.
"Reconhecemos o legado, a dedicação e a contribuição inestimável do Professor Luiz Felipe para a educação, a ciência e o desenvolvimento social", afirmou o hospital.
A vice-prefeita de Araraquara, Lucimeire Laurindo, também prestou homenagem. "Seu legado permanecerá presente na instituição Uniara e na vida de todos que foram impactados por sua dedicação ao ensino superior."
Já a ex-secretária de Saúde de Araraquara, Eliana Honain, lembrou sua passagem pelo corpo docente da universidade. "Tenho uma gratidão especial pela oportunidade que me deu de fazer parte do corpo docente da universidade”.
“Foi um gesto de confiança que guardarei para sempre com muito carinho."
A Basílica São Bento também publicou mensagem de despedida.
"Que Nossa Senhora o acolha na eternidade. Nossa homenagem da Basílica ao professor doutor Luiz Felipe Cabral Mauro."
A repercussão da morte ultrapassou os limites de Araraquara.
A Prefeitura de Gavião Peixoto decretou luto oficial de três dias e destacou que Luiz Felipe foi um dos grandes responsáveis pela consolidação da Uniara como uma das instituições mais respeitadas do Estado.
O prefeito de Boa Esperança do Sul, Manoel do Vitorinho, também manifestou pesar.
"O Professor Doutor Luiz Felipe Cabral Mauro deixa um legado de conhecimento, dedicação e amor à educação que permanecerá vivo na história de nossa região."
O velório ocorre nesta sexta-feira (19), no Memorial Fonteri Unidade 2, localizado na Avenida Portugal, 1030, no Centro de Araraquara. A cerimônia terá início às 12h30 e será encerrada às 16h15. O sepultamento está previsto para as 16h30, no Cemitério São Bento.
Em respeito ao falecimento de seu reitor, a Uniara suspendeu todas as atividades acadêmicas e administrativas nesta sexta-feira.
Mais do que gestor, professor ou dirigente universitário, Luiz Felipe Cabral Mauro será lembrado como um educador que dedicou sua vida à construção de oportunidades por meio do conhecimento.
Sua história permanece presente nos corredores da Uniara, nos milhares de profissionais formados pela instituição e em toda uma região que teve sua trajetória educacional transformada por sua visão, liderança e compromisso com o ensino.
O portal Araraquara Agora manifesta seus mais sinceros sentimentos aos familiares, amigos, professores, colaboradores, estudantes, ex-alunos e a toda a comunidade acadêmica da Uniara neste momento de profunda tristeza.
🟡 Esta notícia foi publicada originalmente no grupo do portal Araraquara Agora do WhatsApp. Não está nele? Clique aqui e entre agora: https://encurtador.com.br/EVkIm