03/03/2021 às 18h10min - Atualizada em 03/03/2021 às 21h48min

Justiça suspende a eleição de Trabiju e mais 6 cidades de São Paulo

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) determinou, nesta quarta-feira (03), a suspensão das eleições suplementares para prefeito e vice-prefeito que iriam acontecer em 7 de março e 11 de abril de 2021.

O primeiro pleito, até então marcado para o próximo domingo (07), abrangeria sete municípios: Apiaí, Campina do Monte Alegre, Itaoca, Leme, Piacatu, Santo Antônio do Jardim e Trabiju. O segundo, em 11 de abril, já estava programado para pelo menos duas cidades: Anhembi e Cajati.

A medida ocorreu após o governo estadual ter decretado a fase vermelha do Plano São Paulo para amenizar os efeitos da pandemia de Covid-19. A fase vermelha está prevista para o período de 6 a 19 de março.

"A competência na matéria é do TRE, não do TSE. Porém, o presidente da Corte Regional, Waldir Nuevo, gentilmente conversou comigo antes da votação e apoiei o adiamento. O quadro atual é, possivelmente, pior do que quando pedi ao Congresso o adiamento [das Eleições Municipais 2020]. A saúde pública é o bem maior, e, por isso, a decisão foi acertada", destaca o presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso. Segundo o Cartório de Ribeirão Bonito, ainda não há regulamentação sobre como fica a campanha a partir de agora. De acordo com o TSE, as demais datas possíveis para o pleito de 2021, estabelecidas pelo calendário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), estão mantidas até o momento: 11 de abril, 2 de maio, 13 de junho, 4 de julho, 1º de agosto, 12 de setembro, 3 de outubro, 7 de novembro e 5 de dezembro. No entanto, sobre a data em abril, o TRE informou que determinou "a suspensão das eleições suplementares para prefeito e vice-prefeito que iriam acontecer em 7 de março e 11 de abril de 2021".
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Zap
Atendimento
Oi, eu sou Willian Oliveira. Precisa de ajuda? Aqui você pode sugerir pauta, falar com nosso departamento comercial, estamos a sua disposição