Araraquara Agora Publicidade 1200x90
Araraquara Agora Publicidade 728x90
07/03/2021 às 15h00min - Atualizada em 07/03/2021 às 13h01min

Prefeitura retoma parceria com Igreja para ampliar estrutura de leitos

A Prefeitura Municipal e a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias de Araraquara assinaram contrato nesta última quinta-feira (4) para retomada da parceria que garantiu, no ano passado, a utilização as dependências da igreja para leitos de retaguarda para pacientes com Covid-19 atendidos na Upa da Vila Xavier.

O contrato de cessão do espaço para instalação de leitos de enfermagem é de 90 dias, renováveis. No ano passado, a mesma parceria vigorou entre abril e novembro.

Na época, com o fim do contrato em vigor e com a tendência de estabilização do número de casos da doença e de internações no município, a Prefeitura entendeu ser o momento de devolver o prédio para a instituição religiosa e reabrir a unidade de saúde do Melhado, com leitos de enfermagem para pacientes do Covid-19. Todos os leitos foram transferidos para a unidade municipal.

No entanto, desde o mês passado, com o surgimento da nova cepa do vírus, mais transmissível e mais perigosa, que impulsionou, em toda a região, a curva de contaminação e levou o sistema de saúde ao limite, atuando com 100% de ocupação dos leitos, novos leitos estão sendo abertos no município.

As adequações na igreja já começaram logo após a assinatura do contrato e devem ser concluídas até o final da próxima semana, atendendo a urgência que o momento exige.

Dessa vez não será construída uma passagem externa entre a UPA e a igreja e os pacientes serão encaminhados de ambulância. Serão instalados 21 leitos, sendo 12 leitos de enfermaria no salão, dos quais 3 serão de estabilização, mais 7 leitos de enfermaria na ala do fundo e 2 leitos para pacientes sintomáticos, mas negativados.

Os profissionais de saúde que atuarão no local, que são médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, serão chamados também no início da próxima semana.

A previsão é de que a estrutura esteja montada e funcionando na semana do dia 15 de março.

“Nós agradecemos muito a igreja por ceder o local, mais uma vez. A situação da pandemia é grave e ter mais essa estrutura em frente à Upa da Vila Xavier neste momento é muito importante nas ações de enfrentamento da doença. Esperamos começar o atendimento no local o mais rápido possível”, declara Eliana Honain, secretária municipal da Saúde.

Além da estrutura da UPA Vila Xavier, que passará novamente a contar com as dependências da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, e da Unidade de Retaguarda do Melhado, a Prefeitura também tem instalado o Hospital da Solidariedade, com leitos de enfermagem e de UTI.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90