Araraquara Agora Publicidade 728x90
18/03/2021 às 18h08min - Atualizada em 18/03/2021 às 18h17min

Trabiju vai fazer testagem em massa contra a Covid-19 na população

Por Rian Fernandes

A Prefeitura de Trabiju recebeu um total de 1500 kits de testes rápidos contra a Covid-19 na tarde desta quinta-feira (18). Com isso, a cidade vai fazer uma testagem em massa na população com o intuito de reforçar o combate da pandemia do novo coronavírus no município. A previsão é de que o procedimento comece na próxima semana. 

Os novos kits de testagem que chegaram na cidade foram enviados pelo Ministério da Saúde por meio de uma articulação do atual prefeito, Giovani Ferro, e da Secretaria Municipal de Saúde. Os equipamentos conseguem identificar se a pessoa já esteve ou ainda está contaminada pelo vírus. A conquista também contou com o apoio do secretário de Desenvolvimento Regional de São Paulo, Marco Vinholi, através do assessor Adriano Guimarães.

Conforme o diretor de Saúde de Trabiju, Willian Letice, "a testagem acontecerá de acordo com protocolo que está sendo elaborado pela Secretaria Municipal de Saúde". No entanto, os critérios de testagem já estão definidos (veja abaixo).

A previsão é de que a testagem em massa na população já seja iniciada na próxima semana. "A partir da próxima semana a Secretaria de Saúde estará entrando em contato com as empresas da cidade para a realização de parcerias para testagem dos trabalhadores", explicou o diretor de Saúde.   

Ainda segundo ele, o teste também será oferecido para a população acima de 18 anos assintomática, na unidade básica de saúde. "Será possivel testar 100% da população através dos testes rápidos (assintomáticos) e dos testes de swab nasal (sintomáticos)", destacou Willian. Os dias serão divulgados por meio das redes sociais pela Secretaria Municipal de Saúde. 

Critérios de testagem

Os pacientes sintomáticos, ou seja, aqueles que possuem sintomas da Covid-19, continuarão sendo atendidos na UBS Manoel Morales e realizando o teste de swab nasal ou teste rápido. O tipo de testagem depende da data de início de sintomas do paciente. 

Já com relação aos moradores assintomáticos, ou seja, que não têm sintomas, serão testados aqueles que não foram vacinados, com prioridade aos trabalhadores a partir dos 18 anos que estão em atividade.  

As pessoas que já foram vacinadas não serão testadas, visto que, de acordo com o diretor de Saúde, apresentam respostas que podem interferir no procedimento. 

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90