27/03/2021 às 17h40min - Atualizada em 27/03/2021 às 17h40min

Testagem dos profissionais da Educação começa na segunda (29)

Profissionais do quadro do magistério e funcionários da educação pública municipal que atuam nas escolas de Ensino Fundamental, nos Centros de Educação (Integral) e nos Centros de Educação e Recreação (CERs) passarão por testes de Covid-19 a partir de segunda-feira (29). O procedimento acontecerá nas próprias unidades escolares.

Segundo a Prefeitura de Araraquara, após o retorno das aulas presenciais, os alunos também passarão por testagem; profissionais e alunos deverão ser testados periodicamente.

A deliberação sobre a testagem dos profissionais da educação e o cronograma da ação (veja abaixo), com os dias, horários e as unidades escolares, consta em resolução publicada nos Atos Oficiais da Prefeitura Municipal de quinta-feira (25). De acordo com a secretária municipal de Educação, Clélia Mara dos Santos, deverão ser aplicados, no período de 29 de março a 12 de abril, 2.200 testes, com possibilidade de mais 115, caso todas as novas contratações iniciem o trabalho nos próximos dias.

“A preocupação com a segurança dos profissionais e alunos da rede municipal motivou a inclusão da testagem de covid-19 no plano de retorno às aulas e atividades presenciais. Até o 12 de abril, vamos testar todos os profissionais que estão aptos ao trabalho presencial e, a partir daí, testar os alunos que irão retornar presencialmente. Essa ação será importante não só para o momento inicial do retorno, mas também ao longo de todo o período de controle da disseminação do vírus. Por isso, faremos a testagem com periodicidade, o que, ao lado da implementação das ações previstas no Protocolo Sanitário e da imunização pela vacina, conforme anúncio do Governador João Dória, auxiliará a Secretaria da Saúde no monitoramento e acompanhamento imunológico da comunidade escolar”, afirma Clélia, acrescentando que serão testados ainda os servidores das empresas terceirizadas que atuam presencialmente nas unidades escolares.

Segundo ela, para garantir a periodicidade da testagem após o retorno presencial dos alunos, a Secretaria da Educação ainda adquiriu cerca de 32 mil testes de detecção qualitativa específica IgM/IgG da Covid-19, que serão aplicados nas escolas municipais por equipes de enfermagem da Fungota.

As aulas e atividades presenciais tiveram data de retomada estabelecida no decreto do dia 18 de março. De acordo com o documento, o retorno presencial na rede pública estadual e nas instituições privadas de ensino está marcado para o próximo dia 5 de abril e o da rede municipal, em 12 de abril. No entanto, as datas estão condicionadas aos indicadores da pandemia, que são analisados pelo Comitê de Contingência. O decreto também traz o protocolo sanitário de retorno das atividades presenciais dos estabelecimentos da rede de educação básica do município.

Clique aqui para baixar o cronograma de testagem




Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Zap
Atendimento
Oi, eu sou Willian Oliveira. Precisa de ajuda? Aqui você pode sugerir pauta, falar com nosso departamento comercial, estamos a sua disposição