Araraquara Agora Publicidade 728x90
29/03/2021 às 07h13min - Atualizada em 28/03/2021 às 15h14min

Covid-19: testagem dos profissionais da Educação começa na segunda (29)

Profissionais do quadro do magistério e funcionários da educação pública municipal que atuam nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs), nos Centros de Educação (Integral) e nos Centros de Educação e Recreação (CERs) passarão por testes de Covid-19 a partir desta segunda-feira (29), nas próprias unidades escolares. Após o retorno das aulas presenciais, os alunos também passarão por testagem; profissionais e alunos deverão ser testados periodicamente.


A deliberação sobre a testagem dos profissionais da educação e o cronograma da ação, com os dias, horários e as unidades escolares, consta na Resolução SME no 10/2021, publicada nos Atos Oficiais da Prefeitura Municipal desta quinta-feira, dia 25 de março.


De acordo com a secretária municipal de Educação, Clélia Mara dos Santos, deverão ser aplicados, no período de 29 de março a 12 de abril, 2.200 testes, com possibilidade de mais 115, caso todas as novas contratações iniciem o trabalho nos próximos dias.


“A preocupação com a segurança dos profissionais e alunos da rede municipal motivou a inclusão da testagem de covid-19 no plano de retorno às aulas e atividades presenciais. Até o 12 de abril, vamos testar todos os profissionais que estão aptos ao trabalho presencial e, a partir daí, testar os alunos que irão retornar presencialmente. Essa ação será importante não só para o momento inicial do retorno, mas também ao longo de todo o período de controle da disseminação do vírus. Por isso, faremos a testagem com periodicidade, o que, ao lado da implementação das ações previstas no Protocolo Sanitário e da imunização pela vacina, conforme anúncio do Governador João Dória, auxiliará a Secretaria da Saúde no monitoramento e acompanhamento imunológico da comunidade escolar”, afirma Clélia, acrescentando que serão testados ainda os servidores das empresas terceirizadas que atuam presencialmente nas unidades escolares.


Segundo ela, para garantir a periodicidade da testagem após o retorno presencial dos alunos, a Secretaria da Educação ainda adquiriu cerca de 32 mil testes de detecção qualitativa específica IgM/IgG da Covid-19, que serão aplicados nas escolas municipais por equipes de enfermagem da Fungota.


Interrompidas no início da pandemia de Covid-19, no ano passado, as aulas e atividades presenciais no município tiveram data de retomada estabelecida no decreto municipal nº 12.519, publicado em 18 de março. De acordo com o documento, o retorno presencial das aulas e atividades na rede pública estadual e nas instituições privadas de ensino está marcado para o próximo dia 5 de abril e o da rede municipal, em 12 de abril, datas estas condicionadas aos indicadores epidemiológicos relativos à pandemia, analisados diariamente pelo Comitê Científico de Contingenciamento do Coronavírus. O decreto também traz o protocolo sanitário de retorno das atividades presenciais dos estabelecimentos da rede de educação básica do município, que foi elaborado pela Comissão Intersetorial de Discussão e Apresentação de Medidas e Protocolos de Proteção contra a Covid-19 no Ambiente Escolar, instituída pela Portaria nº 27.025, de 27 de agosto de 2020.

Confira, abaixo o cronograma de testagem que começa na segunda-feira, dia 29 de março.

Foto: ilustração Sesi, Vinícius Magalhães

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90