Araraquara Agora Publicidade 728x90
07/04/2021 às 16h32min - Atualizada em 07/04/2021 às 16h32min

Araraquara começará a analisar a rede de esgoto para combater a Covid-19

Uma nova medida para reforçar o enfrentamento ao coronavírus será adotada em Araraquara. Um método da Prefeitura Municipal em parceria com o Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgotos) irá analisar semanalmente a presença da Covid-19 em 50 postos de visita da rede de esgoto. 

Segundo a Prefeitura de Araraquara, os 50 postos de visita estão espalhados por todas as regiões da cidade. O objetivo das análises é verificar quais locais estão com maior carga viral, facilitando as ações de enfrentamento da pandemia por parte da Vigilância Epidemiológica.

O projeto piloto começou nesta terça-feira (6) no antigo Pronto-Socorro do Melhado (atual unidade de retaguarda) e no Hospital da Solidariedade, o hospital de campanha para casos da Covid-19. Esses foram os primeiros locais com material coletado para análise da Unesp.

“Com esse monitoramento, nós teremos condições de saber quais as regiões de Araraquara que estão com a curva da carga viral alterada. Saberemos como está a doença em cada região de Araraquara e teremos condições de tomar medidas em relação a cada região. Agradeço muito à Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unesp, que tem sido uma grande parceira no enfrentamento da pandemia”, disse o prefeito Edinho durante a visita.

A coordenadora extraordinária de Ações de Combate à Covid-19, Fabiana Araújo, explica que a nova ação é uma forma de vigilância territorial da presença do coronavírus. “As pessoas doentes eliminam o vírus na urina e nas fezes. A presença do vírus no esgoto já foi encontrada em outros locais e até usada para alguns estudos e sequenciamento. A gente vai avaliar e ver se será preciso adotar alguma estratégia diferenciada”, afirmou a coordenadora.

Fabiana ressalta que a nova iniciativa não significa que exista transmissão do coronavírus pelo esgoto. “O tratamento de esgoto é suficiente para eliminar o vírus. A gente só quer mapear e somar mais uma informação às que a gente já tem”, concluiu.

O superintendente do Daae, Donizete Simioni, destaca que toda a equipe da autarquia está à disposição da Prefeitura para esse projeto. “Nós identificamos 50 pontos estratégicos de coleta de esgoto, regionalizando a cidade. O Daae está oferecendo apoio logístico a toda a equipe de Saúde para que a gente tenha mais essa possibilidade de identificação do vírus. Estamos juntando esforços para vencer a pandemia”, declarou.

As primeiras coletas no Pronto-Socorro do Melhado e no Hospital da Solidariedade também foram acompanhadas pela secretária municipal de Saúde, Eliana Honain; pela gerente de Tratamento de Água e Esgotos do Daae, Renata Lombardi; pelo gerente de Redes do Daae, Antônio de Souza Freitas Junior; além de outros servidores da autarquia.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90