Araraquara Agora Publicidade 1200x90
Araraquara Agora Publicidade 728x90
13/04/2021 às 20h52min - Atualizada em 13/04/2021 às 20h52min

Vacinação contra a gripe continua em Araraquara para crianças e gestantes

A vacina está sendo aplicada em todos a unidades, com exceção daquelas que estão imunizando contra a Covid-19

A primeira etapa da campanha nacional de vacinação contra a gripe, a Influenza, teve início segunda-feira (12) no município. Neste ano, de acordo com cronograma do Ministério da Saúde, os primeiros a receberem a vacina são as crianças acima dos 6 meses e menores de 6 anos, gestantes e puérperas, trabalhadores da saúde e povos indígenas.

Geralmente, a vacinação contra a gripe começa pelos idosos. Mas, por conta da pandemia e para evitar conflito com a imunização contra a Covid-19, a população acima de 60 anos estará contemplada na segunda etapa, a partir de 11 de maio.

Estão previstas mais duas etapas, com início em maio e junho, para os demais grupos prioritários. A campanha vai até o dia 9 de julho.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, é importante que as pessoas tomem a vacina contra a gripe, mas a dose contra a Covid-19 deve ser priorizada.

Ambas são fundamentais e ajudam a evitar complicações respiratórias.  Além disso, estar imunizado contra a gripe pode facilitar o diagnóstico de quem desenvolver a covid-19, que possui sintomas semelhantes aos da gripe.

Porém, as autoridades da área da saúde ressaltam que, como não existem estudos sobre a administração conjunta dos dois imunizantes, a recomendação é para que as pessoas que fazem parte do grupo prioritário das duas campanhas tomem primeiro a vacina contra a Covid-19 e depois a da gripe, após um intervalo mínimo de 14 dias.

A vacina contra a gripe, em Araraquara, está sendo aplicada em todas as unidades de saúde do municípío, das 8 às 16 horas, com exceção daquelas que estão vacinando contra a Covid-19, que são as unidades do Jardim Iedda, da Vila Xavier, UPA do Valle Verde e a unidade de saúde do Sesa. Estas quatro unidades continuarão com aplicação de vacina contra a Covid-19.

 

Serviço

Vacinação contra a gripe (Influenza)

Das 8 às 16 horas

Unidades de Saúde do Município  (com exceção das unidades do Jardim Iedda, da Vila Xavier, UPA do Valle Verde e a unidade de saúde do Sesa – que estão aplicando a vacina contra a Covid-19)

Cronograma

A partir de 12/04: trabalhadores da Saúde, indígenas, gestantes, puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto) e crianças com idade a partir de 6 meses a menores de 6 anos);

- 11 de maio: idosos (pessoas com 60 anos ou mais) e dos professores das redes pública e privada;

- 9 de junho: pessoas com comorbidades e com deficiência (física, auditiva, visual, intelectual e mental ou múltipla); caminhoneiros, trabalhadores portuários e de transporte coletivo; profissionais das forças armadas, de segurança e salvamento e funcionários do sistema prisional;  população privada de liberdade e jovens e adolescentes sob medidas socioeducativas.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90