Araraquara Agora Publicidade 728x90
15/04/2021 às 09h26min - Atualizada em 15/04/2021 às 09h26min

Após enfrentar colapso, Araraquara tem o menor número de internados desde fevereiro

Cidade registrou 162 pacientes internados ontem, a menor quantidade dos últimos 65 dias

Rian Fernandes
Araraquara registrou a menor quantidade de pacientes internados por conta da Covid-19 desde o dia 8 de fevereiro nesta quarta-feira (14), com um total de 162 pessoas em leitos de enfermaria e UTI. Entre os 65 dias até a alcançar tal redução nas internações, Araraquara passou por diversas restrições e até mesmo por um lockdown. Conforme os dados de ontem, quase metade dos hospitalizados não são moradores da Morada do Sol. 

No dia 8 de fevereiro, mês em que Araraquara enfrentou a segunda onda da pandemia do coronavírus, junto de uma nova cepa da doença, a cidade tinha 150 internados em leitos de enfermaria e Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Desde então, a quantidade de hospitalizados sempre foi superior ao total de 162 pacientes desta quarta-feira (14).

Entre os 65 dias que se passaram desde então, a cidade chegou a se aproximar da atual quantidade de internados em apenas duas ocasiões, com 164 hospitalizados no dia 9 de fevereiro e no dia 20 de março. Dentro do período, Araraquara enfrentou um colapso no sistema de Saúde, com a ocupação de leitos de enfermaria e UTI em 100%. Diversos pacientes foram enviados para outras regiões de São Paulo por não encontrem vagas em leitos da Morada do Sol. 

Em várias datas dos meses de fevereiro e março a cidade contou com mais de 200 pacientes internados no sistema de Saúde, sendo que nos dias 25 e 26 de fevereiro, Araraquara bateu o recorde de hospitalizados: um total de 247. Outro ponto a ser destacado é o lockdown pelo qual Araraquara passou. Após dias do fechamento total, houve a redução na confirmação diária de casos da Covid-19, além da redução no total de pacientes internados

Os dados fornecidos pelo Comitê de Contingência, por meio dos boletins divulgados diariamente com o detalhamento da situação da Covid-19 no município, apontam que atualmente quase metade dos internados não são de Araraquara. A ocupação em UTI de pacientes internados por conta do coronavírus está em 95%, no entanto, entre os atuais 162 hospitalizados, um total de 49% são de outras cidades. 

Entre os 80 pacientes de fora, existem moradores da própria região e de locais mais distantes, até mesmo de outros estados. Um total de 21 pacientes moram em São Carlos, município vizinho que não seguiu as restrições adotadas por Araraquara, como o lockdown. Além disso, até mesmo residentes em outros estados, como Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul, estão na Morada do Sol. 

Os 80 pacientes de outros municípios residem em Americana, Américo Brasiliense (4), Barra Bonita, Capivari, Descalvado (4), Dourado, Gavião Peixoto (4), Guarantã, Guarapiranga, Ibaté (5), Ibitinga (2), Itápolis, Matão, Motuca, Nova Europa (3), Olímpia, Piracicaba, Pirassununga (2), Pitangueiras, Porto Ferreira (2), Ribeirão Bonito, Rincão (6), Rio das Pedras, Rio de Janeiro, Santa Cruz das Palmeiras (2), Santa Lucia (3), São Carlos (21), São Gabriel do Oeste (MS), Tabatinga (5) e Tambaú (1).

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90