Araraquara Agora Publicidade 728x90
15/04/2021 às 22h00min - Atualizada em 15/04/2021 às 22h00min

Governo estadual deve reclassificar Plano SP nesta sexta-feira (16)

Araraquarenses aguardam por uma flexibilização das atividades depois de ter enfrentado medidas rígidas, como um lockdown

Redação
Uma nova classificação do Plano São Paulo deve ser anunciada nesta sexta-feira (16) pelo governo estadual. Com isso, a esperança é que Araraquara possa ter flexibilizações nos setores econômicos depois de ter adotado medidas mais rígidas do que outras cidades paulistas, como até mesmo um lockdown. 

Atualmente todo o território paulista se encontra na Fase Vermelha do Plano São Paulo, em que praticamente tudo está fechado, com exceção de alguns serviços considerados essenciais, como os supermercados. No entanto, enquanto várias cidades se encontram em situação crítica por conta da pandemia do coronavírus, Araraquara vive um momento diferente. 

Depois de ter adotado um lockdown, junto de um novo fechamento em abril, Araraquara obteve queda na quantidade de confirmações diárias da Covid-19 e uma redução de aproximadamente 80% na quantidade de mortes pela doença. Além disso, a cidade possui a menor quantidade de internados por decorrência do coronavírus desde o mês de fevereiro. 

Em fevereiro, quando Araraquara entrou em colapso na Saúde, a cidade chegou a ter um total de 247 pacientes internados em leitos de enfermaria e UTI. De acordo com o mais recente boletim diário do Comitê de Contingência, desta quinta-feira (15), o município tem 161 hospitalizados. No entanto, mais da metade não são residentes em Araraquara, mas sim de outros municípios. 

Em entrevista ao UOL na terça-feira (13), o prefeito de Araraquara, Edinho Silva, admitiu que as atividades precisam retornar. "“Nós estamos desenvolvendo um modelo de tentarmos caminhar para o isolamento vertical. Estamos segmentando a cidade por região, desenvolvendo uma metodologia junto com a Unesp de monitoramento da rede de esgoto, medindo a carga viral por região. Isso já foi adotado, mas tem muitos países adotando. Aí nós podemos saber onde efetivamente que a contaminação está aumentando”, explicou ele. 

“A concepção é: em vez de nós pararmos a cidade inteira, que nós possamos parar aqueles setores que haja um surto da doença. É uma formulação que estamos construindo, conversando com pesquisadores, com aqueles que estão acompanhando a Covid-19 e também construindo um pacto social”, concluiu Edinho. 

O prefeito de Araraquara também já comunicou que fez um pedido e entregou ao governo estadual um plano de retomada das atividades econômicas na cidade. Com isso, fica a esperança para os diversos setores para que o município tenha algum tipo de flexibilização nos próximos dias, visto que os araraquarenses já enfrentaram medidas mais rígidas do que outras regiões. Caso o Plano São Paulo seja menos rígido, a possibilidade é que a cidade avance para uma fase laranja. 

A reclassificação do governo estadual deve ser feita durante o começo da tarde desta sexta-feira (16), em coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes. 

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90