22/04/2021 às 11h03min - Atualizada em 22/04/2021 às 11h03min

Nova Europa coloca pulseiras em pacientes Covid para fiscalizar quarentena

Pacientes que violarem a quarentena serão multados; rompimento da pulseira deve ser comunicado

Pulseiras estão sendo colocadas em pacientes com suspeita ou confirmação para o Coronavírus em Nova Europa. A medida é válida durante todo o período dos 14 dias de quarentena, com o intuito de fiscalizar o isolamento na cidade. 

"A utilização de pulseiras por esses pacientes visa a diminuição da transmissão, porque muitos pacientes estão descumprindo as ordens médicas de quarentena", comunicou a Prefeitura de Nova Europa.

As regras das pulseiras nos pacientes foram estabelecidas por meio de um decreto municipal. Segundo o documento, pacientes com suspeita ou confirmação da Covid-19 usam uma pulseira na cor vermelha, fornecida pelo Departamento Municipal de Saúde.

As pulseiras somente serão retiradas pelos próprios profissionais da Saúde e o rompimento involuntário deve ser comunicado. Os agentes vão fazer visitas e ligações de forma esporádica, com o objetivo de verificar o cumprimento do isolamento e o uso da pulseira.

Ainda de acordo com o decreto, se for constatada a violação do isolamento ou rompimento da pulseira o profissional da Saúde terá que lavrar um auto de constatação, colhendo a assinatura do infrator e uma testemunha. Após isso, o Departamento de Saúde vai lavrar um auto de infração, impondo a penalidade de aproximadamente R$ 290. Se a pessoa for reincidente, a multa dobra.

Além disso, o descumprimento do isolamento será comunicado aos policiais e Ministério Público, para eventual responsabilização criminal.

 
O morador poderá realizar a denúncia do descumprimento do isolamento, através dos seguintes telefones:
• 16-99639-9807
• 16-3387-1283 (E.S.F. Central)
• 16-3387-1711 (E.S.F. Jardim São Paulo)
• 16-3387-1701 (E.S.F. Jardim Santa Fé)

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »