Araraquara Agora Publicidade 728x90
23/04/2021 às 13h04min - Atualizada em 23/04/2021 às 13h04min

Conta de energia elétrica vai ficar mais cara, informa CPFL

Aumento começou a valer já nesta quinta-feira (22)

A conta de energia vai ficar mais cara aos consumidores atendidos pela CPFL Paulista. A distribuidora que atende 234 municípios do interior, entre eles, Araraquara e Boa Esperança do Sul, informou o reajuste tarifário anual. O aumento pode ser de até 9,60% e começou a valer para residências e pequenos comércios nesta quinta-feira (22). 

De acordo com a CPFL Paulista, a diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou o reajuste a ser aplicado aos clientes da empresa. A tarifa terá um aumento médio de 8,64% para os clientes do grupo B (residências, indústrias e comércios de pequeno porte). Já para os consumidores ligados à alta tensão (indústria e comércios de grande porte), a conta deve ficar em média 9,60% mais cara. 

 

Para o cálculo das tarifas, a Aneel considera a atualização de custos com a compra de energia dos geradores, com sistema de transmissão e com a distribuição da energia elétrica, assim como com os encargos setoriais, conforme regras estabelecidas para o todas as empresas do setor. 

Segundo a CPFL, a alta da tarifa foi gerada por quatro fatores principais. "O primeiro foi o aumento do custo de compra de energia das usinas geradoras, que possui uma parte de seu custo associado ao dólar, que por sua vez sofreu forte elevação entre 2020 e 2021. O segundo fator foi a incorporação de novas instalações de transmissão de energia, que são as grandes linhas que trazem energia das usinas até a região da CPFL Paulista, agregando mais robustez ao sistema elétrico. Em terceiro, tivemos a inclusão da primeira parcela do encargo da CDE (Conta de Desenvolvimento Energético) Covid. Por fim, há impactos decorrentes da alta do IGP-M, índice de inflação utilizado para atualização da Parcela B, conforme contrato de concessão", explicou a distribuidora. 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90