28/04/2021 às 15h41min - Atualizada em 28/04/2021 às 15h41min

Variante de Manaus equivale a 70% dos novos casos de coronavírus na região de Araraquara

Estudo foi feito pelo Instituto Adolfo Lutz e apontou a presença das linhagens da Covid-19 nas Regiões de Saúde de São Paulo

A variante de Manaus, P.1., equivale a 70% dos novos casos de coronavírus na região de Araraquara. O estudo foi realizado pelo Instituto Adolfo Lutz e divulgado nesta terça-feira (27), monitorando a presença das linhagens da doença nas Regiões de Saúde do Estado de São Paulo. 

O Levantamento do Instituto Adolfo Lutz aponta que das amostras analisadas da DRS de Araraquara, 70,67% eram da variante brasileira P.1, a de Manaus. Ou seja, seguindo o estudo, a cada 10 casos de coronavírus registrados, aproximadamente 7 são da variante. 

De acordo com a pesquisa, a região de Araraquara é uma das que mais tem predominância da variante brasileira em todo o território paulista. A presença da P.1 é maior apenas nas regiões de Ribeirão Preto e Campinas, com 78,95% e 73,97% cada, respectivamente. 

Segundo o estudo, a investigação "contribui para as estratégias de vigilância, para a tomada de medidas mais assertivas pelo poder público". Vale lembrar que, em Araraquara, a variante brasileira foi detectada em fevereiro, mês em que a cidade decreto lockdown. 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »