Araraquara Agora Publicidade 728x90
28/04/2021 às 18h13min - Atualizada em 28/04/2021 às 18h13min

Santa Casa de Araraquara conquista certificado de excelência internacional

Instituição é a primeira Santa Casa de São Paulo a conquistar a certificação

A Santa Casa de Araraquara recebeu nesta terça-feira (27/4) a Acreditação Qmentum International. A instituição é a primeira Santa Casa do estado de São Paulo a conquistar esta certificação, que utiliza critérios globais de validação. A metodologia de origem canadense é aplicada no Brasil pelo IQG - Health Services Accreditation por meio da joint venture com a HSO - Health Standards Organization.

A metodologia QMentum International orienta e monitora padrões de alta performance em qualidade e segurança na área de saúde. “Ela atesta que o hospital possui excelência e também promove a melhoria contínua de todos os processos internos”, explica a gerente assistencial da Santa Casa, Fernanda Gonçalves Fernandes. 

No dia 18 de maio de 2018 a Santa Casa deu o pontapé inicial para a acreditação hospitalar. Nesses três primeiros anos todos os setores assistenciais, administrativos e de apoio foram mapeados. Dessa forma foi possível fortalecer maior interação entre as áreas e melhorar todos os processos de trabalho.

De acordo com o diretor clínico da Santa Casa, André Peluso Nogueira, “o grande desafio foi definir os papeis e responsabilidades de cada equipe, construir um ambiente de trabalho seguro e capacitá-los na entrega dos resultados”.

Também durante o período da acreditação foram trabalhadas as chamadas “ROPs”, práticas que visam garantir a qualidade e segurança dos processos assistenciais. Isso é feito com a qualificação dos colaboradores e o desenvolvimento das lideranças, tendo sempre o paciente como centro do cuidado.

Dentre essas “ROPs” estão a prevenção de infecções, avaliação de riscos, uso de medicamentos, comunicação, cultura para segurança do paciente e vida profissional/trabalho. Cada uma dessas ROPs estabelece uma série de ações a serem tomadas para um atendimento mais seguro e humanizado. Com a acreditação Qmentum o hospital tem a garantia de uma assistência qualificada.

O propósito é ter sempre um atendimento humanizado e centrado no paciente, diz o diretor geral da Santa Casa de Araraquara, Rogério Bartkevicius. “A acreditação QMentum vem comprovar que a Santa Casa preza pelas boas práticas de gestão e boas práticas assistenciais transparentes e seguras, igualadas a padrões de excelência internacionais. Receber esta acreditação é certificar de que a Santa Casa oferece qualidade de atendimento e de segurança ao paciente, e isso nos deixa muito orgulhosos e felizes, demonstrando que temos em Araraquara um hospital alinhado à transformação da assistência em saúde”, avalia.

Bartkevicius ressalta ainda que são mais de 6 mil instituições de saúde no País e somente cerca de 100 hospitais possuem a Acreditação Qmentum. “Nosso trabalho não se encerra aqui. É apenas o começo de um novo ciclo de melhorias contínuas para continuarmos o processo de transformação e fortalecimento do hospital que, neste ano, completou 119 anos de prestação de serviços à sociedade de Araraquara e região. Somos gratos a todo o time de colaboradores, médicos e apoiadores da Santa Casa por juntos conquistarmos esta certificação”, finaliza.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90