Araraquara Agora Publicidade 728x90
19/05/2021 às 11h01min - Atualizada em 19/05/2021 às 11h01min

Dia Nacional de Doação de Leite traz alerta sobre estoques baixos em Araraquara

Segundo a Maternidade Gota de Leite, a quantidade disponível é menor do que é o necessário

Direto da Redação
Prefeitura
Para marcar o Dia Mundial da Doação de Leite Humano, a Maternidade Gota de Leite realiza hoje (19) a exposição do Posto de Coleta, com fotos e depoimentos de mães doadoras. O objetivo é buscar novas doadoras em Araraquara.

Segundo a nutricionista e coordenadora do Posto de Coleta de Leite Humano da Gota de Leite, Mayara Assoni, por conta da pandemia, houve redução no número de mães doadoras na cidade. 

“A gente continua priorizando o leite humano para bebês prematuros, de extremo ou baixo peso, mas a quantidade disponível é menor do que é o necessário. Por isso, precisamos de novas doadoras para aumentar o estoque deste leite”, explica a nutricionista.

Mãe doadora

Para se tornar doadora, as mães precisam ir pessoalmente à Gota de Leite, ao menos uma primeira vez, e preencher um cadastro. Além de fazer exame de sangue, a futura doadora receberá um kit para a coleta em casa. A própria Maternidade se encarrega de recolher o leite em domicílio.

“O leite humano é o primeiro e principal alimento que o bebê prematuro pode receber, principalmente aquele que não consegue sugar o leite materno”, enfatiza Mayara Assoni.

Ainda de acordo com a nutricionista e coordenadora do Posto de Coleta de Leite Humano da Gota de Leite, a doação tem que ser contínua, já que o leite estocado no Posto da Maternidade tem prazo de validade para amamentar os prematuros.

Onde doar

O Posto de Coleta de Leite Humano da Gota de Leite está localizado na Rua Carlos Gomes (Rua 6), nº 1610, no Centro, com telefone (16) 3305-1530.

Legislação

Em 2017, o prefeito Edinho sancionou a lei pelo Dia Municipal de Doação do Leite Humano, de autoria do vereador Rafael de Angeli (PSDB), que é comemorado em 19 de maio.

O objetivo dessa lei é levar informações sobre os benefícios do aleitamento materno para as mães e as crianças, e incentivar a doação.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90