25/05/2021 às 10h33min - Atualizada em 25/05/2021 às 10h33min

Prefeitura divulga balanço de operações para conter festas e eventos clandestinos em Araraquara

No último fim de semana foram registradas aglomerações em bares e uma pastelaria

Direto da Redação
A Secretaria Municipal de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública intensificou, neste fim de semana, o trabalho de fiscalização do cumprimento do decreto municipal em vigor, com a força-tarefa que envolve equipes da Guarda Civil Municipal, fiscais das Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica, equipes do Procon, fiscais do Setor de Posturas e da Sala do Empreendedor, com apoio da Polícia Militar (PM).

Festas clandestinas em bares, reuniões em áreas de lazer e aglomerações em diferentes pontos da cidade foram dispersadas, com registros de autos de infração e multas.

De acordo com balanço, foram registradas 2.913 ações somente no fim de semana, entre os dias 21 e 23 de maio, de um total de 6.091 ações de fiscalização, de 17 a 23 de maio.

O trabalho resultou, durante toda a semana, na aplicação de 18 autos de infração, que serão transformados em multas, a pessoas físicas por descumprimento do isolamento social e por, pelo menos, outros 42 autos de infração, que também serão transformados em multas a pessoas físicas e jurídicas que descumpriram o decreto municipal, incluindo não uso de máscaras e realização de aglomerações, estabelecimentos comerciais que desrespeitaram o horário limite de funcionamento estabelecido pela lei e outras irregularidades.

Ações do fim de semana

Entre as ações do fim de semana, rondas preventivas nos arredores dos Condomínios Atlanta, Tipuanas, Monte Carlo, Salto Grande e Dahma foram feitas para evitar aglomerações, além de operação nas terras da Usina Santa Cruz. Houve registro de autos de infração em chácaras no Portal das Laranjeiras e no Parque Tropical.

Foi registrado ainda, entre outros, um auto de infração em uma pastelaria localizada na Avenida Julião Caramuru, na Vila Xavier, por causa de aglomeração e descumprimento do horário de funcionamento previsto no decreto municipal.

E constam os registros de auto de infração e 2 multas ao proprietário de um bar e serralheria localizado na Avenida São João, no Jardim Pinheiros, onde estava sendo realizada festa clandestina com música ao vivo e aglomeração de pessoas. Equipes da força-tarefa tiveram que comparecer duas vezes no local – nos períodos da tarde e da noite do domingo (23), para concluir a dispersão das pessoas que participavam do evento.

E ainda, no fim da tarde de domingo (23), devido à aglomeração de torcedores do São Paulo Futebol Clube, na Avenida Bento de Abreu, em frente ao Teatro Municipal, uma ação conjunta da Guarda Municipal, Polícia Militar e Agentes de Trânsito, resultou na aplicação de 4 multas a pessoas físicas por não uso de máscara, além de auto de infração que será transformada em multa à Torcida Organizada S.P.F.C, por descumprimento do decreto municipal e aglomeração de torcedores na sua sede.

Na Bento de Abreu, as equipes agiram rápido e os torcedores acabaram deixando o local. O trabalho preventivo começou durante a tarde, com contato antecipado com as torcidas organizadas. Logo após as 18 horas, alguns torcedores se deslocaram para o local, mas rapidamente o comando e as autoridades policiais militares presentes agiram no intuito de dispersar e evitar a invasão da via pública. A PM também fez imagens que serão utilizadas para identificar outros infratores e providenciar as penas cabíveis.

Na ocasião, diversas autuações de trânsito foram realizadas pela PM e pela equipe de Fiscalização de Trânsito, com apreensão de uma motocicleta.

“As equipes têm trabalhado muito na fiscalização do cumprimento do decreto municipal para evitar aglomerações e cobrar a adoção de todas as medidas de higiene. Estamos recebendo muitas denúncias, principalmente nos fins de semana, quando ocorrem as reuniões e festas irregulares, e trabalhamos muito para fazer cumprir a legislação em vigor. Mas a população tem que se conscientizar dos riscos e colaborar, cumprindo as normas sanitárias que são fundamentais para o controle da pandemia de Covid-19 no município. É importante que todos participem dessa luta contra a doença”, destaca o Coronel João Alberto Nogueira Júnior, secretário municipal de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Você concorda com as medidas adotadas por Manoel em Boa Esperança do Sul?

42.4%
0.3%
56.0%
1.4%

Você é favorável a um novo lockdown na cidade de Araraquara?

52.7%
47.3%
0.0%
Fale pelo Zap
Atendimento
Oi, eu sou Willian Oliveira. Precisa de ajuda? Aqui você pode sugerir pauta, falar com nosso departamento comercial, estamos a sua disposição