Araraquara Agora Publicidade 1200x90
Araraquara Agora Publicidade 728x90
26/05/2021 às 17h43min - Atualizada em 26/05/2021 às 17h43min

Presídios de Araraquara inscrevem 246 reeducandos na Olimpíada de Matemática

Avaliações serão aplicadas em salas de aulas instaladas nas unidades

Por Rian Fernandes - Com informações de Secretaria da Administração Penitenciária (SAP)
Foto/Divulgação: Governo de São Paulo

Os presídios de Araraquara inscreveram 246 reeducandos para a 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). As avaliações serão aplicadas em salas de aulas instaladas nas unidades. 

 

No total, os presídios subordinados à Coordenadoria da Região Noroeste (CRN) inscreveram 3.299 reeducandos para a Obmep, incluindo os 246 de Araraquara. 

 

Em Araraquara, 41 pessoas do CR Feminino foram inscritas, enquanto no masculino, 67. Já na Penitenciária “Dr. Sebastião Martins Silveira”, de Araraquara, foram 138 inscrições. 

 

Preparação 

 

De acordo com a assessoria de imprensa da SAP (Secretaria da Administração Penitenciária), o próprio órgão e a Secretaria da Educação do Estado “vêm estimulando, cada vez mais, os reeducandos a participarem da Olimpíada de Matemática”. O objetivo é preparar as pessoas para o retorno à vida em sociedade. 

 

Ainda segundo a SAP, a Obmep é uma realidade no sistema prisional de São Paulo desde 2012. “Presos que não possuem formação escolar podem concluir os estudos enquanto cumprem pena, por meio de escolas vinculadoras instaladas dentro dos presídios, que oferecem formação dos ensinos Fundamental e Médio. Os reclusos também participam de cursos de línguas, profissionalizantes e do Ensino Superior”, destacou em nota.

 

As provas 

 

A olimpíada que seria realizada em 2020 foi transferida para este ano. As provas da primeira fase serão disponibilizadas na página restrita das unidades prisionais no site da Obmep. As avaliações poderão ser feitas de 30 de junho a 3 de agosto e serão aplicadas em salas de aulas instaladas nos presídios. A SAP informou que a aplicação respeitará protocolos de prevenção ao coronavírus.

 

No dia 9 de setembro, a organização divulgará os classificados para a segunda fase, prevista para ocorrer no dia 6 de novembro, cuja avaliação será discursiva, com seis questões.

 

Histórico

 

De acordo com a SAP, a Coordenadoria Noroeste tem um histórico positivo na Obmep. Um presidiário da unidade de Itaí faturou medalha de ouro na edição de 2017, sendo o primeiro preso na história da olimpíada a levar o prêmio máximo. 

 

Em 2018, dois detentos conseguiram prata e bronze. Já no ano passado, outro preso da Penitenciária de Itaí faturou medalha. De origem francesa, ele será condecorado com a insígnia de bronze.

 

Tabela com inscrições em unidades prisionais
 

Unidade Prisional

Total de inscritos

 
 

CDP de Pontal

119

 

CDP 'ASP Sandro Alves da Silva' de Serra Azul

57

 

CDP de Taiúva

115

 

CPP de Jardinópolis

64

 

CR Araraquara Feminino

41

 

CR Araraquara Masculino

67

 

Penit. "Dr. Sebastião Martins Silveira" de Araraquara

138

 

Penitenciária de Franca

217

 

Penitenciária de Guariba Feminina

13

 

Penitenciária Feminina de Ribeirão Preto

30

 

Penitenciária Masculina de Ribeirão Preto

72

 

Penitenciária I de Serra Azul

200

 

Penitenciária II de Serra Azul

96

 

TOTAL

1.229

 

 

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90