Araraquara Agora Publicidade 1200x90
Araraquara Agora Publicidade 728x90
27/05/2021 às 13h58min - Atualizada em 27/05/2021 às 13h58min

Boletim alerta para possibilidade de lockdown em Araraquara após aumento de positivações

Índice superior a 20% de positivações entre sintomáticos é um dos parâmetros para novo fechamento

Araraquara registrou nesta quinta-feira mais 61 casos positivos de Coronavírus, o equivalente a 9,7% de 628 amostras analisadas nos serviços públicos e privados de saúde e nos setores econômicos e sociais do município, ou seja, sintomáticos e também assintomáticos testados na busca ativa. Considerando apenas os sintomáticos que procuraram os serviços de saúde, esse percentual sobe para 20,2% de 291 amostras. Portanto, agora são 20.969 casos em Araraquara. 

Em cumprimento ao decreto municipal em vigor, o Comitê de Contingência do Coronavírus emite neste boletim o sinal de alerta para toda a cidade, considerando a taxa de positividade registrada hoje, que foi superior a 20% dos testes em indivíduos com sintomas sugestivos de Covid-19. O mesmo sinal de alerta deve ser publicado em caso de 15% dos testes em geral realizados no Município.

ENTRE EM NOSSO GRUPO DE ZAP E SAIBA DE TUDO PRIMEIRO
 

LEIA TAMBÉM: DIG prende 4 suspeitos de assaltar bancos e aterrorizar Araraquara
 

Dessa forma e diante do sinal de alerta emitido neste boletim, o Comitê informa que está analisando com rigor a situação epidemiológica para tomar todas as ações necessárias de combate à pandemia que o momento exige.

 

A força-tarefa da Prefeitura está intensificando os trabalhos de fiscalização para garantir do cumprimento do decreto municipal, mas é fundamental que a população continue fazendo sua parte, evitando qualquer tipo de aglomerações e mantendo todas as medidas preventivas, entre elas, a mais eficaz, a utilização correta de máscaras, além do respeito à restrição noturna de circulação.

 

O Comitê lembra que, de acordo com o decreto municipal, para que os segmentos econômicos de Araraquara continuem abertos para atendimento presencial, a taxa de positividade para Covid-19 nos testes não pode ultrapassar de 30% dos pacientes ou de 20% nos testes em geral (contando sintomáticos e assintomáticos) por três dias consecutivos ou por cinco dias alternados dentro de um prazo de sete dias de intervalo. Caso esses índices sejam ultrapassados, a abertura das atividades econômicas será suspensa para o controle da pandemia pelo prazo de, no mínimo, sete dias.

 

Ainda em relação à situação epidemiológica, do total de confirmados, 616 permanecem em quarentena e 19.916 já saíram. Aguardam resultado de exames 1.564 amostras.

 

Em relação às testagens realizadas nos setores econômicos e sociais do município, foram aplicados no dia 26 de maio, 337 testes, em 19 estabelecimentos, sendo 2 casos positivados em estabelecimentos do setor de serviços.

 

Hoje, 185 pacientes estão internados. Destes, 93 estão em enfermaria – 1 suspeito e 92 confirmados. E 92 confirmados estão na UTI.

 

Com relação às internações nos serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (públicos e privados), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 59% de leitos de enfermaria e 98% de UTI.

 

Hoje, a Santa Casa de Araraquara tem 15 pacientes internados com Covid-19, o Hospital São Paulo tem 31 pacientes, o Hospital São Francisco tem 27 pacientes, o Hospital de Campanha tem 53 pacientes, o HEAB (Hospital Estadual de Américo Brasiliense tem 40 pacientes e a Unidade de Retaguarda do Melhado tem 19 pacientes.

 

Do total de 185 internados, 87 são moradores de Araraquara e 98 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade, sendo que 43 estão em Enfermaria e 55 estão em UTI.

 

Os 98 pacientes de outros municípios residem em Américo Brasiliense (8), Araras (1), Batatais (2), Boa Esperança do Sul (2), Borborema (4), Capivari (1), Cerquilho (1), Dourado (3), Gavião Peixoto (3), Guariba (2), Guatapará (1), Ibaté (3), Ibitinga (9), Igaraçu do Tietê (1), Itápolis (15), Jardinópolis (2), Leme (2), Limeira (1), Morro Agudo (1), Nova Europa (1), Piracicaba (6), Porto Ferreira (3), Rincão (3), Santa Adélia (1), Santa Albertina (1), Santa Lucia (1), São Carlos (13), São José do Rio Preto (1),  Tabatinga (4),  Taquaritinga (1) e Viradouro (1).

 

Araraquara registrou, até o momento, 437 óbitos decorrentes de Covid-19. Não houve registro de óbitos nas últimas 24 horas.

 

Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

 

Araraquara já aplicou 97.483 doses de vacina contra a Covid-19, sendo 62.600 da primeira dose e 34.883 da segunda dose.

 

Os dados sobre os bairros com casos confirmados e o perfil dos positivados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana da Ufscar. (https://arcg.is/neO5H).

 

As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e nas redes sociais da Prefeitura de Araraquara.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90