Araraquara Agora Publicidade 1200x90
Araraquara Agora Publicidade 728x90
03/06/2021 às 12h30min - Atualizada em 03/06/2021 às 12h30min

Araraquara volta a emitir alerta para novo lockdown com aumento de taxa de positividade

Cidade confirmou mais duas mortes por coronavírus

O Comitê de Contingência do Coronavírus voltou a emitir um sinal de alerta com relação ao possível novo fechamento das atividades na cidade. Para que seja tomada a medida, é considerada a regra da taxa de positividade no município. No boletim desta quinta-feira (3), o índice de contaminação foi superior a 20% das amostras entre os pacientes sintomáticos. 

O percentual de contaminação entre os sintomáticos que procuraram serviços de saúde foi de 20,45% de 660 amostras. O mesmo sinal também é publicado no caso de 15% dos testes gerais, que envolve sintomáticos e assintomáticos. Na ocasião, a taxa foi de 13,29%. O boletim diário apontou novos 140 casos da doença e registrou duas mortes. 

Veja na íntegra o boletim do coronavírus:
 

Araraquara registrou nesta quinta-feira mais 140 casos positivos de Coronavírus, o equivalente a 13,29% de 1.053 amostras analisadas nos serviços públicos e privados de saúde e nos setores econômicos e sociais do município, ou seja, sintomáticos e também assintomáticos testados na busca ativa. Considerando apenas os sintomáticos que procuraram os serviços de saúde, esse percentual sobe para 20,45% de 660 amostras.

 

Araraquara soma 21.930 casos confirmados de Covid-19.

 

Em cumprimento ao decreto municipal em vigor, o Comitê de Contingência do Coronavírus emite neste boletim o sinal de alerta para toda a cidade, considerando a taxa de positividade registrada hoje, que foi superior a 20% dos testes em indivíduos com sintomas sugestivos de Covid-19. O mesmo sinal de alerta deve ser publicado em caso de 15% dos testes em geral (sintomáticos e assintomáticos) realizados no Município.

 

Diante de mais um sinal de alerta, o Comitê segue analisando com rigor a situação epidemiológica para deliberar sobre as ações necessárias de controle da transmissão do vírus que o momento exige.

  

O Comitê reforça que a participação de toda a população nesta luta é fundamental.

  

Por mais que os serviços de saúde se organizem, somente com a conscientização de todos, com a adoção rigorosa das medidas sanitárias – evitando qualquer tipo de aglomeração e usando máscara corretamente, além do respeito à restrição noturna de circulação –, será possível manter o controle da pandemia.

 

A força-tarefa da Prefeitura está intensificando os trabalhos de fiscalização para garantir do cumprimento do decreto municipal em vigor.

 

Ainda de acordo com o decreto municipal, para que os segmentos econômicos de Araraquara continuem abertos para atendimento presencial, a taxa de positividade para Covid-19 nos testes não pode ultrapassar de 30% dos pacientes ou de 20% nos testes em geral (contando sintomáticos e assintomáticos) por três dias consecutivos ou por cinco dias alternados dentro de um prazo de sete dias de intervalo. Caso esses índices sejam ultrapassados, a abertura das atividades econômicas será suspensa para o controle da pandemia pelo prazo de, no mínimo, sete dias.

 

Em relação à situação epidemiológica, do total de confirmados, 821 permanecem em quarentena e 20.658 já saíram. Aguardam resultado de exames 1.346 amostras.

 

Em relação às testagens realizadas nos setores econômicos e sociais do município, foram aplicados no dia 2 de junho, 393 testes, em 18 estabelecimentos, sendo 5 positivados em diferentes estabelecimentos dos setores de serviços, comércio e educação (ensino técnico).

 

Hoje, 180 pacientes estão internados. Destes, 94 estão em enfermaria – 2 suspeitos e 92 confirmados. E 86 estão na UTI, 1 suspeito e 85 confirmados.

 

Com relação às internações nos serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (públicos e privados), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 58% de leitos de enfermaria e 83% de UTI.

 

Hoje, a Santa Casa de Araraquara tem 15 pacientes internados com Covid-19, o Hospital São Paulo tem 30 pacientes, o Hospital São Francisco tem 27 pacientes, o Hospital de Campanha tem 47 pacientes, o HEAB (Hospital Estadual de Américo Brasiliense) tem 44 pacientes e a Unidade de Retaguarda do Melhado tem 17 pacientes.

 

Do total de 180 internados, 86 são moradores de Araraquara e 94 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade, sendo que 49 estão em enfermaria e 48 estão em UTI.

 

Os 94 pacientes de outros municípios residem em Américo Brasiliense (8), Batatais (2), Boa Esperança do Sul (4), Borborema (4), Capivari (1), Descalvado (1), Dourado (2), Frutal (1), Gavião Peixoto (10), Guariba (1), Ibaté (3), Ibitinga (4), Igaraçú do Tietê (1), Itápolis (9), Jaboticabal (1), Leme (1), Limeira (1), Marília (1), Matão (3), Morro Agudo (1), Motuca (1), Piracicaba (4), Porto Ferreira (2), Pradópolis (1), Rincão (3), Santa Adélia (1), Santa Cruz das Palmeiras (1), São Carlos (14), São José do Rio Preto (1), Tabatinga (4), Tambaú (1) e Taquaritinga (2).

 

Araraquara registrou, até o momento, 451 óbitos decorrentes de Covid-19.

 

Os dois óbitos registrados nas últimas 24 horas são:

 

Homem de 56 anos, com comorbidade, internado em hospital da rede pública desde o dia 26 de maio.

 

Homem de 52 anos, sem comorbidade, internado em hospital da rede privada desde o dia 23 de maio.

 

Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90