Araraquara Agora Publicidade 728x90
04/06/2021 às 19h25min - Atualizada em 04/06/2021 às 19h25min

Cerca de mil empresas fecharam durante a pandemia em Araraquara

Veja! Total ainda pode ser maior, entenda!

Por Rian Fernandes
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
O início da pandemia do coronavírus trouxe também uma preocupação com a Economia. Dados da Junta Comercial de São Paulo (Jucesp) apontam que cerca de mil estabelecimentos em Araraquara que estavam regularizados no órgão fecharam. O período considerado para a análise é de março de 2020, quando se iniciou as restrições econômicas no território paulista com a quarentena obrigatória e também o mês em que a Morada do Sol registrou os primeiros casos da doença, até maio de 2021

De acordo com os dados da Junta Comercial de São Paulo e elaborados pelo Núcleo de Economia do Sincomércio de Araraquara, um total de 977 estabelecimentos fecharam durante a pandemia. O período com mais encerramentos registrados foi julho de 2020. Naquele mês, foram 92 dissoluções. Na sequência aparecem setembro de 2020 (88) e junho 2020 (87). Considerando os dez meses do ano passado, são 726 fechamentos. 

No entanto, apesar dos dados, uma importante informação deve ser levada em conta. "Pode ser, e muitos pessoas acabam fazendo isso, que ele [responsável de um estabelecimento] não tenha regularizado o fechamento. [...] Existem empreendedores que estão cadastrados e já não utilizam mais o CNPJ há três, quatro, cinco anos. Isso pode acontecer", explicou o analista econômico do Sincomercio Araraquara, João Delarissa. Assim, entende-se que a quantidade de encerramentos das atividades pode ser maior

Em 2021, até maio, foram registrados 251 encerramentos de estabelecimentos em Araraquara. Considerando o mês que teve mais dias de proibição das atividades durante o lockdown, no caso fevereiro, o total de fechamentos foi de 44. No entanto, no mês sequente registrou o maior índice neste ano: foram 72.

Outro detalhe importante para ressaltar é que, segundo a assessoria do Sincomércio, mais da metade das empresas que fecharam em Araraquara tinham até 50 funcionários. Não existe um levantamento se empresas que fecharam voltaram a abrir, pois caso isso aconteça, envolve novos registros. 

Motivos dos fechamentos 

Segundo informações da assessoria do Sincomércio, alguns motivos apareceram na lista que causaram os fechamentos. O principal tem relação aos problemas econômicos ou administrativos. Além disso, também aparecem entre as justificativas dissolução de sociedade, dívidas, execuções judiciais e outros. 

Bairros

Também conforme informado os bairros que mais tiveram fechamentos de empresas em Araraquara foram Centro, Vila Xavier, Santana, Carmo e São José. Porém, outros bairros, considerados periféricos, juntos superam os líderes. 


 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90