Araraquara Agora Publicidade 1200x90
Araraquara Agora Publicidade 728x90
14/04/2020 às 21h08min - Atualizada em 14/04/2020 às 21h09min

Prefeitura quer que Unesp faça 180 testes por dia de coronavírus

Os laboratórios da Unesp estão há pouco mais de uma semana trabalhando na análise de exames de pacientes suspeitos de coronavírus. Atualmente são feitas cerca de 30 testagens por dia, mas a Prefeitura quer que esse número chegue a, no mínimo, 180.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Eliana Honain, a Prefeitura e a Unesp estão dialogando para conferir o que é necessário para a ampliação ser colocada em prática.

“A Unesp está vendo o que falta para a universidade em relação a insumos, materiais para a testagem e profissionais. A Prefeitura fará esse custeio do que for preciso. Dessa forma, aumentaremos a abrangência dos casos suspeitos de Covid-19 a serem testados”, explica Eliana. Seguindo orientação do Ministério da Saúde, no momento, são testados apenas profissionais de saúde e pacientes que têm complicações e precisam de internação. “Caso a parceria seja concretizada, testaremos não só os internados, mas também pacientes dos grupos de risco que apresentem síndromes gripais”, afirma a secretária. A parceria com a Unesp possibilitou que os resultados dos exames enviados pela Prefeitura de Araraquara fossem devolvidos mais rapidamente, em até 24 horas. Enquanto isso, o Instituto Adolfo Lutz, que era o único laboratório credenciado para testes recebidos de todo o Estado de São Paulo, chegava a demorar duas semanas para essa devolução. O instituto tem cerca de 30 mil testes aguardando na fila. A agilidade na divulgação dos resultados permite maior conhecimento em relação à propagação da doença no município e contribui para que pacientes confirmados sejam isolados mais rapidamente, evitando que contaminem outras pessoas. Situação da Covid-19 O boletim do Comitê de Contingência do Coronavírus divulgado nesta terça-feira (14) informou mais três casos da doença em Araraquara, passando para 31 pacientes positivados e duas mortes confirmadas. As notificações subiram para 99, o que inclui, além dos 31 casos confirmados, outros 53 casos descartados e 15 aguardando resultados de exames. Seguem internadas 18 pessoas e uma morte ainda é investigada. Fazem parte do grupo de risco da Covid-19: idosos (acima de 60 anos), pessoas com doenças autoimunes, imunossuprimidos, gestantes, lactantes e pessoas com doenças crônicas. Entre os sintomas do novo coronavírus estão febre alta e persistente, tosse, cansaço e falta de ar. Para a prevenção da doença, é recomendada a higienização frequente das mãos (com água e sabão ou álcool gel) e o isolamento social (prática seguida por diversos países do mundo). Mais informações sobre o novo coronavírus e sobre as ações em Araraquara estão disponíveis no site www.araraquara.sp.gov.br/coronavirus
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90