Araraquara Agora Publicidade 1200x90
Araraquara Agora Publicidade 728x90
15/06/2021 às 11h04min - Atualizada em 15/06/2021 às 11h04min

Comissão alerta que protocolo sanitário para o retorno das aulas presenciais em Araraquara é insuficiente e incompleto

Vereadores sugerem a vacinação imediata de todos os profissionais e recomenda que o protocolo seja revisado continuamente

Direto da Redação
Câmara Araraquara
Vereadores que compõem a Comissão/ Foto: Câmara
A Comissão Especial de Estudos “Pela Vida, Pela Educação”, comissão responsável por acompanhar e fiscalizar o retorno das aulas presenciais na rede municipal de educação protocolou, na última semana o relatório final.

No relatório, a comissão destacou a urgência da vacinação de todos os profissionais da educação e destacou que o debate sobre o retorno das atividades presenciais na rede básica de ensino é controverso, não havendo consenso em nenhum estado do Brasil.

A Comissão também constatou que desde a retomada das atividades escolares da rede municipal, em 12 de abril, em pouco mais de um mês houve casos de Covid-19 positivados, tanto em crianças, como em servidores.

Além disso, duas servidoras municipais da educação vieram a óbito decorrente da contaminação pelo coronavírus e que ambas foram contaminadas após a retomada das atividades presenciais.

A Comissão é composta pelos vereadores Fabi Virgílio (PT), o relator João Clemente (PSDB) e o presidente Guilherme Bianco (PCdoB).

Escolas interditadas

Durante a vigência da Comissão, foram interditadas de forma temporária as unidades:

- CER Judith de Barros Batelli, no Selmi Dei.
- CER. Profª Maria Enaura Malavolta Magalhães, no Vale do Sol.
- CER Profº Dr. José Alfredo Amaral Gurgel, no Adalberto Roxo.
- CER Cyro Guedes Ramos, no Santa Angelina.
- CER Maria da Glória Fonseca Simões, no Jd. Maria Luiza.
- CER Eloá do Vale Quadros, na Vila Xavier.
- CER Maria José Pahim da Porciúncula; no Jardim Iguatemi.
- EMEF Waldemar Saffiotti, no Jardim Cruzeiro do Sul.
- EMEF Henrique Scabello, no Parque das Hortências.
- EMEF Gilda Rocha de Mello Souza, no Jardim Indaiá.

Adesão ao retorno

Dados da Secretaria Municipal de Educação mostram que a adesão ao retorno presencial foi de 24,87% nos CERs e de 11,57% nas EMEFs.
Menos da metade das famílias, que em janeiro declararam interesse pelo retorno presencial, aderiram ao plano de retomada.

A Comissão acredita que a baixa adesão das famílias no retorno das aulas presenciais deve se tornar objeto de um amplo processo de discussão e investigação por parte dos gestores da educação municipal.

No relatório, há o apontamento de que, durante o retorno, a Prefeitura, junto às Secretarias da Educação e Saúde, aplicou estratégias de “busca e rastreio” e atuou de forma massiva com a testagem dos profissionais e alunos da rede municipal.

Recomendações

A Comissão sugere medidas para o Executivo. Dentre elas, a vacinação imediata de todos os profissionais que atuam nas unidades de educação e recomenda que o protocolo seja revisado continuamente, levando em consideração as etapas educacionais, conjuntura epidemiológica de Araraquara e estrutura individual de cada unidade.

Além disso a necessidade da distribuição máscaras PFF2 ou N95 para todos os profissionais envolvidos no retorno das atividades escolares, incluindo os trabalhadores terceirizados.

Também a distribuição de óculos de proteção e luvas em todas as unidades de ensino, treinamento presencial especializado para professores e agentes educacionais e treinamento presencial especializado para equipe de limpeza e cozinha.
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90