Araraquara Agora Publicidade 728x90
25/06/2021 às 15h32min - Atualizada em 25/06/2021 às 15h32min

Realidade no transporte de Araraquara: sem ônibus, sem aglomeração

Transporte público não teve aglomeração nos últimos dias. Motivo? Foi suspenso.

Foto: Terminal de Araraquara - Divulgação: Prefeitura de Araraquara
O transporte público de Araraquara é alvo constante de críticas. Isso acontece porque enquanto a fiscalização atua no comércio da cidade e em diversos bloqueios, os ônibus continuam rodando sem solução para o distanciamento. Assim passageiros permanecem, em algumas linhas, praticamente empelotados um em cima do outro. 

No entanto, fato é que transporte público deixou de ser um problema em Araraquara nos últimos dias, pelo menos no quesito "aglomeração". Afinal, durante o lockdown que entrou em vigor no domingo (20) na cidade, as linhas municipais foram suspensas. 

Ou seja, aí está uma realidade totalmente óbvia: sem transporte, sem aglomeração. Com a pandemia, as linhas municipais são motivos de reclamações constantes por parte dos moradores de Araraquara. Várias imagens e relatos que circularam pelas redes socias apontam que os passageiros sofrem com a lotação nos ônibus. 

Tal fato não é apenas um problema de Araraquara, mas sim de diversas outras cidades do país, como a capital São Paulo. Por lá, além dos ônibus, o metrô também faz o transporte de passageiros, mas sem se preocupar com a lotação. 

Porém, em Araraquara um fator pode ter agravado ainda mais a situação: a diminuição de linhas do transporte público em pleno ano da pandemia do coronavírus.

Conforme já noticiado anteriormente, em 2019 a Morada do Sol tinha 39 linhas. Já nos anos de 2020 e 2021, a cidade passou a ter 30 linhas. A informação foi divulgada pela Cãmara de Araraquara (veja aqui), após uma resposta da Controladoria do Transporte de Araraquara (CTA) a um requerimento. 

O que ainda não se pode esconder é que, também segundo a Controladoria, existe a higienização dos ônibus que fazem o transporte e, além disso, houve uma redução de 68,3% na média de passageiros, comparado ao ano de 2019. Apesar da queda, a aglomeração no transporte público não deixou de acontecer. 

Durante o lockdown, o transporte público foi suspenso. Mas, caso o transporte público em Araraquara não fosse um problema para o combate da pandemia em Araraquara, será que seria suspenso? Eis o questionamento. 

Agora, após dias sem aglomeração no transporte público com a suspensão por conta do lockdown, fica a expectativa para a volta. Espera-se que, assim como exigido aos comércios da cidade, exista o cumprimento de protocolos, inclusive o de distanciamento social. Espera-se um transporte público de qualidade. 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90