Araraquara Agora Publicidade 1200x90
Araraquara Agora Publicidade 728x90
17/04/2020 às 10h00min - Atualizada em 16/04/2020 às 18h47min

Araraquara imunizou mais de 33 mil pessoas contra gripe e inicia nova fase da campanha

Por Brenda Bento

A segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começou na quinta-feira (16) em todos os postos de saúde e o Serviço Especial de Saúde de Araraquara (Sesa) em Araraquara.

Fazem parte do público-alvo dessa fase da campanha: doentes crônicos, caminhoneiros, profissionais de transporte coletivo (motoristas e cobradores), funcionários do sistema prisional, trabalhadores portuários, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeduativas e população privada de liberdade.

A vacinação ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h30. Todas as unidades de atendimento foram organizadas com espaços externos com cobertura tipo tenda e respeitando o espaçamento seguro de pelo menos 1 metro entre cada pessoa para evitar aglomerações.

Desde o início da campanha nacional, em 23 de março, Araraquara já imunizou mais de 33 mil pessoas contra a gripe. Até o momento, já foram vacinados 88,23% da população idosa da cidade e 98,26% do total de trabalhadores da saúde, que compreendem o público-alvo da primeira fase da ação, ao lado de profissionais das forças de segurança e salvamento, conforme determinação do Governo do Estado, que decidiu antecipar a vacinação da categoria.

É importante ressaltar que idosos, trabalhadores da saúde e profissionais de segurança e salvamento ainda podem se vacinar durante o restante da campanha, que segue até o dia 22 de maio. A recomendação, no entanto, é se proteger o quanto antes.

O Ministério da Saúde ressalta que a vacina contra gripe não tem eficácia contra o coronavírus, porém, neste momento, irá auxiliar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para covid-19 – já que os sintomas são parecidos – e, ainda, ajuda a reduzir a procura por serviços de saúde.

A 3ª e última fase acontece entre os dias 9 e 22 de maio para professores, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, indígenas, adultos acima de 55 anos e pessoas com deficiência.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90