Araraquara Agora Publicidade 728x90
28/06/2021 às 11h26min - Atualizada em 28/06/2021 às 11h26min

Que seja nossa última dose de sacrifício, diz presidente do Sincomércio

Atividades comerciais retornam presencialmente nesta segunda-feira (28), pós lockdown

Direto da Redação
Prefeitura
Após uma semana de lockdown, nesta segunda-feira (08), as atividades comerciais retornaram presencialmente em Araraquara, porém o funcionamento retornará de forma gradual.

Podem funcionar a partir de hoje (28), das 5h às 19h, o comércio e o setor de serviços em geral. Todos esses estabelecimentos devem seguir as regras de distanciamento, sanitização e uso obrigatório de máscaras.

De acordo com o Sindicato do Comércio Varejista de Araraquara, SINCOMERCIO, o comércio poderá realizar atendimento presencial aos consumidores das 8h30 às 18h, de segunda-feira à sexta-feira e aos sábados das 9h às 17h.

O presidente do SINCOMERIO, Antônio Deliza, afirma que a retomada do comércio, nesta segunda-feira (28), é muito esperada, já que muitos comerciantes vem enfrentado problemas, com o fechamentos dos estabelecimentos:

“A expectativa era mais do que esperada já que o comércio tem sofrido sacrifícios com os lockdowns. Não só o setor, mas a economia no geral”, diz Deliza.
O comerciante ainda ressalta que espera que esse seja o último lockdown em Araraquara: “Eu espero, pois o número de vacinas está aumentando bastante. Então que seja nossa última dose de sacrifício, com fechamento de lojas e travamento da economia. Agora é trabalhar, recuperar as energias e recuperar também a força do comércio”.

Como fica?

Segundo o novo decreto, a partir de hoje (28) poderão funcionar das 5h às 19h o comércio e o setor de serviços em geral, shoppings, salões de beleza e barbearias, academias, escritórios, estabelecimentos de abastecimento de alimentos (supermercados, açougues, padarias, varejões, entre outros), automotoescolas, construção civil e canteiros de obras, clínicas de saúde humana e animal, atendimento ao público ou autoatendimento em agências bancárias e similares, igrejas e templos e escolas das redes municipal, estadual e privada (como já era previsto no decreto anterior).

Todos esses estabelecimentos devem seguir as regras de distanciamento, sanitização e uso obrigatório de máscaras.

Postos de combustíveis

Postos de combustíveis poderão funcionar das 5h às 20h, ficando proibido o consumo no interior das lojas de conveniência a partir das 19h.

Bares e Restaurantes

Bares e restaurantes poderão atender presencialmente das 5h às 19h, com ocupação de até 30%, mesas distanciadas em dois metros, presença de quatro pessoas por mesa e proibição de rodízio, sendo permitido à la carte, self-service e buffet (com as medidas de prevenção como luvas descartáveis aos clientes e placa de acrílico sobre os alimentos).

O take away (retirada na porta) de bares e restaurantes também poderá ser feito das 5h às 19h. Já para delivery e drive-thru (no caso de restaurantes que já possuem essa estrutura), o horário será mais estendido: das 5h às 23h.

Apresentações de música ao vivo nesses estabelecimentos continuam proibidas na próxima semana e poderão retornar em 5 de julho, com no máximo cinco músicos.

Atividades Culturais

Cinemas, teatros, casas de shows e atividades culturais também podem funcionar das 5h às 19h, com ocupação de até 30%, distanciamento entre mesas/poltronas, controle de entrada e saída e higienização.

Eventos que forneçam alimentos, como casamentos e aniversários, seguem os mesmos horários e as mesmas regras de distanciamento e higienização. Pessoas acima de 16 anos deverão apresentar teste negativo para Covid-19 emitido em até 48 horas antes ou carteira de vacinação com duas doses contra o coronavírus.

Nesse caso, a ocupação pode ser de até 50% da capacidade. Caso os testes e laudos não sejam apresentados, a ocupação será de 30%.

Transporte Coletivo

A partir de segunda-feira, o transporte coletivo retorna das 5h às 20h, com ocupação máxima de 60% no interior dos veículos.
Continua proibido o acesso aos parques municipais, mas retorna a permissão de acesso às praças. Segue proibida qualquer atividade coletiva e de recreação que reúna mais de cinco pessoas.

Toque de recolher

De acordo com o decreto, haverá toque de recolher das 20h às 5h, período em que será proibido circular pela cidade sem justificativa (só será autorizado para utilizar ou prestar algum dos serviços permitidos e para atividades escolares noturnas).
 
Vale lembrar que depois de 5 de julho, Araraquara volta a se adequar ao Plano São Paulo do Governo do Estado, com permissão de funcionamento das atividades das 5h às 21h e toque de recolher das 22h às 5h.
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90