Começou a valer nesta quinta-feira (1), primeiro dia de julho, o aumento da bandeira tarifária vermelha 2. O reajuste da cobrança adicional mais cara das contas de luz foi anunciado durante a semana pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Conforme anunciado, o valor da bandeira vermelha 2 vai de R$ 6,24 para R$ 9,49 a cada 100 kWh consumidos. A alta é de 52%. Assim, alguns consumidores podem aguardar um aumento na conta de energia.
Existe a previsão de que a cobrança extra mais cara das contas de energia ainda continue pelos próximos meses.
Justificativa do aumento
Os reservatórios de hidrelétricas estão quase vazios, em especial nas regiões Sudeste e Centro-Oeste. Assim, as usinas térmicas, que possuem um custo mais alto de produção de energia, deverão ser acionadas. Isso porque reservatórios de hidrelétricas estão quase vazios, em especial no Sudeste e Centro-Oeste.
Como funciona as bandeiras da conta de luz
As bandeiras indicam se terá alguma cobrança adicional nas contas. A de cor verde não tem nenhuma cobrança, enquanto o preço adicional avança da amarela até a vermelha 2.
A bandeira vermelha 2, que vale atualmente e deve ser reajustada, é a mais cara. Ela indica complicações na geração de energia, além do acionamento de outro tipo de usina.