Araraquara Agora Publicidade 728x90
02/07/2021 às 15h05min - Atualizada em 02/07/2021 às 15h05min

Dourado está na lista de cidades que aplicaram doses vencidas de vacina; veja

Araraquara e mais cidades da região estão na lista

Por Rian Fernandes
Foto/Divulgação: Prefeitura de Dourado
Matéria atualizada às 16h36 para incluir o posicionamento do Departamento de Saúde de Dourado

Doses vencidas da vacina contra a Covid-19 da AstraZeneca foram aplicadas em mais de 1.500 municípios brasileiros. Entre as cidades da lista, está Dourado. Os dados foram divulgados pela Folha de São Paulo, com dados de registros oficiais do Ministério da Saúde. 

Conforme divulgado, Dourado aplicou 2 doses da vacina contra a Covid-19 fora da validade. Ambos os imunizantes foram utilizados no PSF Fernando Luiz da Silva e são de lotes diferentes: CTMAV501, com vencimento em 30 de abril e CTMAV520, com vencimento em 31 de maio.

As outras duas cidades da área de cobertura do Boa Esperança Agora (que faz parte do Araraquara Agora), Boa Esperança do Sul e Trabiju, não possuem registros de aplicação de doses vencidas. Apesar disso, Araraquara e outros municípios da região estão na lista (veja clicando aqui). 

Os dados sobre a aplicação de doses de vacinas vencidas envolvem 1532 municípios brasilieros. No ranking, Maringá (PR) aparece com mais doses vencidas usadas: 3.536 registros. Em seguida, está Belém (PA), com 2.673 doses.

O que diz o Departamento de Saúde de Dourado

Sobre o caso, o Departamento de Saúde de Dourado destacou que a cidade não recebeu os lotes das vacinas AstraZeneca e assim, não teria como ocorrer aplicação na população. Comprovantes foram enviados e podem ser vistos abaixo, assim como o posicionamento do município:

"Pelo presente, o Departamento Municipal de Saúde de Dourado, diante da notícia vinculada pela Folha do Estado de São Paulo, informa à toda População, conforme relação anexa, que a cidade de Dourado não recebeu os lotes das vacinas AstraZeneca, oportunidade em que não há como haverem sido aplicadas na população.
Todos os documentos relativos à vacinação da população de Dourado, encontram-se disponíveis para consulta no Departamento Municipal de Saúde, bem como todos os canais de comunicação estão abertos ao esclarecimento dos cidadãos.
Ressaltamos que estão sendo tomadas medidas para a conferência em todo o cadastro de vacinados do Município, através do Sistema VaciVida afim de atestar os dados informados pelas Unidades de Saúde em dito sistema, apurando-se eventuais divergências no preenchimento."


Anexos de comprovantes foram enviados pelo município de Dourado ao Portal Araraquara Agora. Veja abaixo:
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90