Araraquara Agora Publicidade 728x90
05/07/2021 às 09h55min - Atualizada em 05/07/2021 às 09h55min

Vacinas aplicadas em Araraquara estavam dentro do prazo de validade, afirma Honain

Secretária disse que o problema foi no sistema em que as datas das vacinas são registradas

Direto da Redação
Prefeitura

A secretária da Saúde, Eliana Honain, assegurou ao Portal Araraquara Agora, que Araraquara não aplicou vacinas vencidas da Astrazeneca. Dados divulgados pelo Ministério da Saúde e divulgados pela Folha de São Paulo na última sexta-feira (2), indicavam 1.532 municípios teriam aplicado as doses vencidas da vacina.

 

Em Araraquara, segundo dados do Ministério da Saúde, 13 doses estavam vencidas e foram aplicadas no Sesa (7), Central Municipal de Vigilância Epidemiológica de Araraquara (2), USF Jardim Adalberto Roxo (2), USF Iedda (1) e na UPA Dr. Antônio Alonso Martinez, da Vila Xavier (1).

 

Leia Também: Araraquara aplicou doses vencidas da AstraZeneca; veja

 

Eliana Honain disse que essas doses foram aplicadas dentro do prazo de validade: “Após visitas as 13 pessoas, com a confirmação nas carteiras de vacinação, nenhuma delas tomou vacina vencida. Todas tomaram dentro do prazo”.

 

Segundo Honain, houve um problema no sistema, que registrou as datas em que foram inseridos os dados, porém alguns dados foram registrados após a data da vacina:

 

Houve uma digitação após a data da vacina e o sistema puxou os dados pela inserção no sistema e não pela data de vacinação. Isso causou um transtorno não só em Araraquara, mas em outros municípios. Não aplicamos doses vencidas", finalizou.

 

Região

 

Prefeituras de cidades da região, citadas na reportagem da Folha de São Paulo, se pronunciaram sobre o assunto. Em nota a prefeitura de Santa Lúcia disse que “não houve vacinação de pessoas com lotes de vacinas vencidas em Santa Lúcia. Todos os procedimentos técnicos para controle do estoque, conservação e aplicação dos imunizantes são rigorosamente obedecidos. A Secretaria de Saúde dessa forma, tranquiliza a população e reitera a importância da continuidade das ações de vacinação de nossa população”

 

A cidade de Matão também negou que tenha aplicado vacinas vencidas: “Os dois lotes, recebidos pelo município, tiveram as doses administradas na mesma semana em que foram recebidas da Secretaria de Estado da Saúde (março e abril), tendo sido aplicadas na oportunidade, nos profissionais de saúde da Prefeitura e do Hospital Carlos Fernando Malzoni, bem como, foi iniciada a imunização naquela data, da faixa de população entre 80 a 89 anos”.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90