c.id = "CleverCoreLoader47680"; c.src = "//scripts.cleverwebserver.com/02461c5130daee73a8c73a51060e2adc.js"; c.async = !0; c.type = "text/javascript"; c.setAttribute("data-target", window.name); c.setAttribute("data-callback", "put-your-callback-macro-here"); try { a = parent.document.getElementsByTagName("script")[0] || document.getElementsByTagName("script")[0]; } catch (e) { a = !1; } a || (a = document.getElementsByTagName("head")[0] || document.getElementsByTagName("body")[0]); a.parentNode.insertBefore(c, a); })(document, window);
06/07/2021 às 13h00min - Atualizada em 06/07/2021 às 13h00min

Após 152 dias, Araraquara volta a ter ocupação de UTI abaixo de 70%

Percentual da média diária de casos também apresentou queda

Por Rian Fernandes
Você se lembra quando foi a última vez que Araraquara teve uma ocupação de UTI para Covid-19 menor que 70%? A resposta é 4 de fevereiro de 2021. E exatamente depois de 152 dias com percentual abaixo da marca, o boletim desta terça-feira (6) apontou que a Morada do Sol está com 69% dos leitos de UTI empenhados na recuperação de pacientes. 

Coincidência ou não, a porcentagem abaixo de 70% depois de meses voltou a acontecer depois da cidade ter passado por um novo lockdown. Além disso, o percentual da média de casos com relação aos testes realizados também apontou queda.

Nesta terça-feira, conforme o boletim diário, foram 85 novos casos, o que equivale a 7,94% das 1.070 amostras analisadas no geral (em serviços de saúde e setores econômicos). O número chegou a ser superior a 23% na semana do anúncio do lockdown, em junho.  

Ainda de acordo com os dados, Araraquara chegou a ficar perto da marca de 70% dos leitos de UTI ocupados em alguns dias desde 4 de fevereiro de 2021: 1 de abril (71%), 29 de junho (72%), 30 de junho (72%) e 2 de julho (71%). Destaca-se que naquele dia 4 de fevereiro a ocupação de UTI era de 64% (veja os gráficos na galeria, no fim da matéria). 

Pacientes de outras cidades internados em Araraquara

Vale lembrar que os percentuais da ocupação de UTI inclui tanto moradores de Araraquara quanto pacientes de outros municípios. As internações de pacientes de outras cidades em Araraquara ocorrem por conta do CROSS (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde)O sistema distribui as pessoas para atendimento em vagas hospitalares adequadas mais próximasPor ser referência, logicamente a Morada do Sol realiza a internação de pacientes de praticamente toda a região

O município não interfere ou impede as transferências de pacientesAfinal, se em alguma ocasião o paciente necessitar e não for encaminhado para uma unidade hospitalar adequada que estiver com vagahaverá risco de vida.

Atualmente, são 174 pacientes internados em Araraquara, sendo 95 da cidade e 79 de outros municípios. Na lista de pacientes de fora, São Carlos é a cidade que mais tem hospitalizados na Morada do Sol, sendo 15 no total. 

Sobre as informações

As informações sobre o histórico da ocupação de leitos em Araraquara são organizadas pelo Grupo Urbie (Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana), da Ufscar, com dados da prefeitura de Araraquara divulgados nos boletins. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »