Araraquara Agora Publicidade 728x90
15/07/2021 às 10h12min - Atualizada em 15/07/2021 às 10h12min

Parques do Botânico e Pinheirinho poderão ser reabertos. Entenda

Decreto ainda expande horário do comércio a partir de hoje (15)

Direto da Redação
Parque do Botânico/ Foto: Prefeitura

A Prefeitura publicou nesta quarta-feira (14) novo decreto municipal de combate à pandemia da Covid-19, com validade a partir desta quinta-feira (15).

 

Araraquara volta a se adequar ao Plano São Paulo, do Governo do Estado, e permitirá o funcionamento presencial de atividades comerciais e religiosas das 5h às 23h.

 

Além do novo horário, as atividades comerciais poderão receber até 60% da capacidade de ocupação dos estabelecimentos ou entidades, respeitando-se o distanciamento social de 1,5 metro entre pessoas — conforme recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde) — e o uso obrigatório de máscaras para todos acima dos 2 anos de idade.

 

Os estabelecimentos poderão realizar takeaway (retirada na porta) durante o horário permitido para atendimento presencial (até às 23h), enquanto o delivery e o drive-thru serão permitidos 24 horas por dia.

 

Outra alteração em relação ao decreto anterior é a ampliação da capacidade de clientes em supermercados (de 10 para 12 vezes o número de caixas funcionando), bancos (de 3 para 5 vezes) e farmácias (de 2 para 5 vezes). Por exemplo: um supermercado com 10 caixas atendendo poderá abrigar dentro do estabelecimento, simultaneamente, até 120 pessoas.


 

Restaurantes

 

Além de “à la carte”, “self-service” e “buffet”, que já eram permitidos, restaurantes, bares, lanchonetes e estabelecimentos semelhantes agora poderão atender na modalidade de rodízio, desde que os garçons estejam equipados com máscara facial com total cobertura do nariz e da boca, máscara “face shield” e luvas descartáveis.

 

Nesses locais, deixa de ser exigida a presença máxima de quatro pessoas por mesa.

 

Eventos

 

Buffets e eventos que forneçam alimentos ou bebidas para consumo imediato no local não precisarão mais apresentar testagem para Covid-19 ou notificar a sua realização para a Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo. Além disso, áreas de lazer foram equiparadas a eventos, convenções e atividades que envolvam fornecimento de alimentos ou bebidas, devendo ser observado o distanciamento e ocupação máxima de 60%.

 

Transporte público

 

A partir desta quinta-feira (15), o transporte público de Araraquara volta a funcionar no horário normal, incluindo a circulação das linhas do Corujão, mas com os veículos mantendo a ocupação máxima de 60% da capacidade de passageiros.


Leia também: Morador de rua é espancado até a morte na Praça de Santa Cruz.

 

Praças e parques

 

Já a partir desta quinta (15), está permitido o acesso às praças municipais para atividades individuais e coletivas (que estavam proibidas), com a obrigação da manutenção do distanciamento de 1,5 metro entre as pessoas e uso de máscaras. Atividades coletivas também estão permitidas em academias e similares.

Isso vale para os Parques do Botânico e Pinheirinho, que estavam fechados. 

 

Também será liberado, a partir de 1º de agosto, o acesso dos araraquarenses aos parques municipais, que estavam fechados desde o início da pandemia. Na mesma data irão retornar as atividades presenciais das Oficinas Culturais e das Escolinhas de Esportes, mediante a adoção de protocolo sanitário específico.

 

Educação

 

Segundo o decreto, nas aulas e atividades presenciais nas redes de ensino do Município, deverá ser observado o distanciamento de 1,5 metro entre as pessoas. No caso das salas de aula cujas dimensões comportem o total dos alunos das turmas, observado o distanciamento, será admitida a ocupação de 100% dos alunos matriculados.

 

Nas salas de aula que não comportam o total dos alunos respeitando o distanciamento, a ocupação máxima será de 60% dos alunos.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90